Últimas

6 de janeiro de 2017

Que tal malhar enquanto navega pelo rio Sena em Paris?


Conheça o projeto que mistura barco de turismo com academia e que utiliza a força gerada pelos marombeiros para se locomover por um dos rios mais famosos do mundo, além de proporcionar, é claro, a vista para alguns dos mais famosos cartões-postais da Cidade Luz.

Imagine poder queimar calorias enquanto admira a catedral de Notre Dame, o Grand Palais e Petit Palais, o Museu d'Orsay, a Pont des Arts ou mesmo a Torre Eiffel, o monumento mais visitado do mundo, e de quebra ajuda o meio ambiente sem poluí-lo? Pois essa é a proposta do Paris Navigating Gym, projeto assinado pelo escritório de design Carlo Ratti Associati e com colaboração da Technogym, fabricante de equipamentos de fitness, do grupo de arquitetura sem fins lucrativos Terreform ONE e do instituto de regeneração urbana URBEM.



A embarcação de 20 metros de comprimento é uma "academia flutuante" construída sob cobertura de vidro transparente, que ficará aberta durante o verão, permitindo uma visão extraordinária do panorama urbano de Paris durante o dia, enquanto que à noite o barco pode até ser usado para festas e comemorações, até porque pode acomodar até 45 pessoas ao mesmo tempo. Bacana, não?

A área de fitness traz bicicletas ergonômicas ARTIS da Technogym - uma tipologia especial de equipamento de ginástica que aproveita a energia humana e a torna disponível para outros usos como, no caso, mover a embarcação.



Ao fazer exercícios os marombeiros contribuem de forma transparente na alimentação do barco, que por sua vez irá navegar ao longo do Sena em sua rota pela capital francesa proporcionando acesso a quem quiser. Ou seja: você pode embarcar na Torre Eiffel por exemplo, malhar e desembarcar na Notre Dame. Simples assim. 



As telas de realidade aumentada instaladas no barco mostrarão aos "ratos de academia" a quantidade de energia proveniente do treino e os dados sobre as condições ambientais do Sena, acompanhados em tempo real por sensores incorporados à embarcação. 



Mais que um projeto de estímulo à atividade física e dentro do ecologicamente correto, o Paris Navigating Gym tem objetivo de explorar o potencial de aproveitamento da energia humana (já vimos algo parecido em... Matrix!), ao mesmo tempo que proporciona nova experiência urbana e prevê formas de integrar ainda mais o rio na infra-estrutura de mobilidade da cidade.

Acredito que se o rio Pinheiros, em São Paulo, e a lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, fossem despoluídos seriam excelentes cenários para abrigar um projeto similar a esse. 

É uma pena que não foi informado em qual verão parisiense a "academia flutuante" estará funcionando. Seria muito legal curtir a Cidade Luz sem deixar de manter o shape. É esperar para ver!


Informações e imagens: Carlo Ratti Associati


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...