Últimas

9 de dezembro de 2016

Mantenha a higiene em dia dos alimentos e da cozinha


Ter uma casa limpa - principalmente a copa, a sala de jantar, a cozinha gourmet, a churrasqueira ou mesmo o forno de pizza porque é ali que são preparadas as refeições e os amigos recebidos - é muito bom. Mas de nada adianta se velhos hábitos ainda são praticados na hora de preparar e acondicionar os alimentos. Confira algumas dicas para manter a higiene na cozinha e de quebra preservar a sua saúde e de quem você ama.

De mãos limpas: parece óbvio, mas aqui o termo "limpeza" deve ser entendido em seu sentido mais amplo. Não só lavar as mãos, pulsos e antebraços antes do preparo dos alimentos é importante, mas outros cuidados devem ser tomados. Adornos como relógio, pulseiras e anéis devem ser retirados antes da higiene das mãos e só voltar a serem usados após o preparo dos alimentos. Da mesma forma, deve-se manter as unhas curtas e sem a aplicação de nenhum tipo de base ou esmalte, principalmente no preparo de massas.

Hortaliças bem higienizadas: para dar um trato no que vem da feira para o seu prato, o ideal é primeiro fazer uma seleção do que deve ser retirado e jogado fora. Para vegetais, descarte não somente as folhas que estejam marcadas, amareladas ou estragadas, mas também a camada externa. A seguir, lave-os em água corrente para retirar as sujeiras. Depois, deixe-os descansando por cerca de quinze minutos na solução de 1 litro de água misturado com 1 colher de sopa de água sanitária. Para verduras e frutas que se come inclusive a casca, além do descarte de folhas, basta deixá-las em repouso por cerca de vinte minutos na solução obtida por 1 litro de água misturado a 1 colher de chá de bicarbonato de sódio para, depois, lavá-las em água corrente e poder consumi-las ou guardar na geladeira.

Quebre os ovos corretamente: além de lavar antes de quebrá-los, o ideal é bater nos ovos com um garfo limpo e jamais na pia para evitar a contaminação. Se a casca do ovo contiver a bactéria chamada salmonela, que provoca doenças graves gastrointestinais, a pia poderá ser contaminada e irá passá-la a outros alimentos. Da mesma forma, se a pia não estiver bem higienizada, o ovo poderá ser contaminado.


Legumes, frutas e verduras devem ficar de molho em solução própria antes de serem consumidas ou guardadas na geladeira.


Pare de guardar panelas e alimentos enlatados na geladeira: não importa se ela é de alumínio, cerâmica ou inox porque, quando em contato por muito tempo, podem soltar substâncias que contaminam o alimento. Da mesma forma, manter alimentos industrializados em conserva dentro de latas e sacos de plástico laminados abertos acaba por gerar a sua oxidação, pelo contato com o verniz de revestimento, e com isso sua contaminação. Em ambos os casos, o correto é transferi-los imediatamente para um recipiente de vidro com tampa hermeticamente fechada para melhor conservação e evite, inclusive, que fiquem fora da geladeira (ou em temperatura ambiente) por mais de 2 horas.

Cada colher em seu quadrado: por valorizarem a praticidade, os homens quando cozinham costumam misturar os utensílios na hora do preparo o que pode ocasionar a contaminação cruzada porque cada alimento tem suas próprias bactérias. Portanto, sempre utilize uma colher diferente para cada alimento e não os misture na hora de acondicioná-los no refrigerador ou freezer.

Diga adeus a estes utensílios: pano e lixeira de pia, colher de pau e até pano de prato são alguns dos utensílios que deveriam ser banidos da cozinha de quem quer manter a limpeza dela e sua saúde em dia porque são uma verdadeira colônia de bactérias e micro-organismos. Prefira a lixeira de chão, colocando-a na área de serviço, rodo de pia ao invés do "pano multiuso com furinhos", toalha de papel no lugar do pano de prato e substitua a velha colher de pau por espátulas de inox ou silicone.

Se você tomar essas medidas perceberá, com o tempo, como a sua família irá começar a adoecer menos porque você estará de fato mantendo a higiene de toda a sua casa.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...