Últimas

27 de dezembro de 2016

Esfoliação capilar pode ajudar no combate a queda de cabelo


A esfoliação capilar vai muito além de retirar impurezas e controlar a oleosidade, ela pode te ajudar a diminuir a queda do seu cabelo. Contudo, assim como a pele, não é todo tipo de cabelo que pode receber o uso desta prática com frequência. Confira os detalhes de como tirar o melhor proveito.

Assim como esfoliar a pele do rosto ajuda tanto a deixá-la mais limpa e saudável quanto no processo de barbear e aparo da barba, que evita os pelos encravados e até aumenta a durabilidade da lâmina, a esfoliação do couro cabeludo vai fundo para tirar as impurezas que não saem tão fácil com shampoo e que muitas vezes são resíduos de produtos para finalizar o cabelo - como géis, pomadas e leave-ins -, além do sebo, poeira e poluição. Quem faz uso desses produtos deve incluir a esfoliação considerando a frequência de acordo com seu tipo de cabelo: 

  • Oleoso e misto: 1 vez por semana;
  • Normais: 1 vez a cada 15 ou 30 dias;
  • Secos, com dermatite, caspa, alergia ou machucados: evitar ou fazê-lo sob orientação de um dermatologista ou tricologista, que é o médico especialista em cabelos.

Ao eliminar o excesso de oleosidade e sebo, que agem como cola fazendo com que fios novos se grudem aos antigos e acabam por serem eliminados junto a eles, os poros ficam desobstruídos porque a circulação no local aumenta trazendo mais nutrientes ao folículo piloso, resultando em um cabelo mais limpo, forte, resistente e saudável. 




Cosméticos ou misturas caseiras?


Tanto faz usar um ou outro, o importante é conhecer o seu tipo de cabelo, aplicá-lo no couro cabeludo úmido antes do shampoo e proceder com calma - massageando apenas com as pontas dos dedos e não aplicando força para não feri-lo e danificar ainda mais os folículos - e deixando a solução agir por 2 ou mais minutos ou de acordo com as orientações do fabricante. Lembre-se que o importante é esfoliar o couro e não os cabelos. Depois, aplique um shampoo de acordo com o tipo do seu cabelo para retirar todo o produto. Se seu cabelo por muito volumoso ou comprido, vale considerar lavar duas vezes seguidas.

+40BC já listou três produtos que podem te ajudar a fazer essa "faxina" na cabeleira, confira ao clicar aqui, mas você também pode fazer uso de misturas caseiras caso não queira investir em cosméticos específicos para esse fim ou é alérgico a algum componente da fórmula.

As receitas a seguir foram indicadas pelas dermatologistas Ana Carina Bertin e Juliana Spektor para o UOL Estilo de Vida e dão apenas para uma aplicação:

  1. Misture 1 colher (sopa) de açúcar refinado e 1 colher (sopa) de iogurte natural; ou
  2. Bata no liquidificador 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de sementes de uva e 1 colher (sopa) de mel.
Vale ressaltar que a esfoliação jamais deve ser feita antes de tinturas ou processos químicos - principalmente para homens que não gostam de ostentar cabelos brancos ou grisalhos -, e que em excesso pode causar desde ressecamento e irritação até feridas. #ficadica


Imagens: reprodução /Shutterstock


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...