Últimas

24 de novembro de 2016

Pare de dar poder às pessoas tóxicas e negativas


Não é exagero dizer que o comportamento e a conduta de certos indivíduos, que podem ser do trabalho ou do convívio social, são tão ruins a ponto de lhe tirar literalmente o sono e passar a drenar a sua energia vital. Mas fique atento porque você pode ser o grande responsável por essas pessoas tóxicas estarem fazendo isso porque você dá muito poder a elas.

Trabalhar ou conviver com gente negativa é a última coisa que alguém de boa índole e conduta planeja na vida. O fato é que isso é inevitável na maioria dos casos e se blindar contra toda essa toxidade para não adoecer deve ser a sua prioridade número 1.

Se você trabalha ao lado de uma pessoa que reclama constantemente, ou se você está lidando com um chefe que critica tudo de modo desnecessário, que insiste que seu trabalho nunca está bom o suficiente, este tipo de pessoa pode causar um estrago na sua vida caso você não seja cuidadoso.

De acordo com o site da Forbes Brasil, há 5 sinais que devem ser monitorados para que você pare de dar muito ou nenhum poder às pessoas tóxicas da sua vida. Confira quais são e mude já a sua conduta:

1. Você fala demais sobre elas

Falar sobre sua frustração não vai liberar sua raiva. Na realidade, estudos mostram que esse hábito piora a situação. Quanto mais você fala sobre os hábitos irritantes de outra pessoa, ou sobre seu comportamento rude, ou sobre seus comentários ofensivos, mais poder essa pessoa tem sobre sua vida.

Além disso, cada minuto que você gasta reclamando de alguém são 60 segundos da sua vida que você dedica para indivíduos negativos. Você poderia gastar esse tempo pensando em algo muito mais produtivo.

2. Você pensa nelas mesmo quando elas não estão por perto

Relembrar o comportamento rude de alguém ou repassar aquela conversa negativa na sua cabeça repetidamente dá para a pessoa negativa poder sobre a sua mente. Quanto maior o tempo gasto pensando nessa pessoa, mais tempo você dedica para ela.

Imaginar interações futuras com essa pessoa dá a ela poder sobre você. Se você gastar duas horas pensando e imaginando sobre um evento que vai durar uma hora com essa pessoa, você deixou que ela roubasse três horas da sua vida.




3. Você permite que elas limitem sua vida

Dizer coisas como "a festa do feriado da minha família é arruinada todos os anos por causa do meu irmão", ou "eu nunca vou gostar do meu trabalho enquanto meu chefe estiver aqui" permite que essa pessoa negativa limite sua vida.

Esteja em alerta para as conclusões que você desenha sobre o quanto alguém pode ter impacto sobre você. Grandes generalizações e previsões catastróficas podem se transformar em profecias auto-realizáveis se você permitir.

4. Você deixa que elas controlem suas emoções

Frustrar-se ou se sentir bravo por causa do comportamento inapropriado dos outros é algo normal. Entretanto, não é saudável sentir como se outra pessoa tem controle sobre seus sentimentos.

Talvez uma pessoa negativa tenha tanta influência sobre você que demore dois dias para você se acalmar. Ou, talvez, seu estômago fique mal pelo simples pensamento de ver aquela pessoa em particular. Fortes reações emocionais e físicas são um sinal de que alguém está com muito controle sobre sua vida.

5. Você permite que elas influenciem seu comportamento negativamente

Estar cercado por muita negatividade pode levá-lo a fazer coisas do tipo "se você não consegue vencê-los, junte-se a eles". Então, se todos ao seu redor mentem, trapaceiam e roubam sem pagar pelo preço dos seus atos, você pode se sentir atraído a participar disso para se dar bem também.

Ou, você pode permitir que suas emoções mostrem o seu melhor. Talvez você diga coisas ruins nas redes sociais ou comece a se tornar um pouco agressivo para conseguir um pouco mais de controle. Não importa o que você faça, se esses não forem seus verdadeiros valores, você está dando muito poder para pessoas tóxicas.

Para dar um "chega para lá" nessa negatividade toda, além de reconsiderar se vale mesmo a pena continuar em um emprego, negócio ou relacionamento em que fofocas, brigas, traições e críticas são constantes e até são mais valorizadas às boas relações, há maneiras de fazer um detox emocional e preservar sua saúde física e mental. #ficadica


Imagens: reprodução


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...