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16 de novembro de 2016

Mude seus hábitos e tenha mais energia no dia a dia


Não tem receita ou segredo para te fazer acordar com mais pique e energia suficiente para aguentar o dia inteiro e conseguir dar conta de todos os compromissos e afazeres. É preciso começar a mudar os seus hábitos para que seu corpo consiga te fornecer aquilo que você precisa. As dicas a seguir podem ser um começo para uma vida mais produtiva.

Antes de mais nada, vale a pena te alertar que +40BC irá "chover no molhado" e te falar aquilo que você já cansou de ouvir. Até já foi publicado alguns motivos pelo qual você vive cansado. Quem sabe desta vez você pare de ficar se entupindo de suplementos vitamínicos que prometem energia num passe de mágica e comece a encarar com seriedade a sua saúde. Mãos à obra?

Durma o suficiente: quem acorda cedo precisa dormir cedo para acordar disposto no dia seguinte, contudo dormir horas em excesso pode também causar a sensação de cansaço. Porém, o mais importante é ter um sono de qualidade para não se sentir fadigado e só um médico pode te ajudar. Sempre que possível, tire um cochilo de 10 minutos durante o dia para dar aquela recuperada nas energias e não impactar no sono noturno.

Beba água: esta dica é vital e é preciso que seja ingerido 1 copo (200 a 250 ml) por hora ou 2 litros de água por dia, mas se houver muita perda de líquido, como na prática de esportes por exemplo, essa quantidade deve ser maior. A água vai te ajudar a hidratar o corpo e fazer com que as células funcionem corretamente, além de evitar o envelhecimento precoceA desidratação, mesmo que seja mínima, pode levar a perda da concentração e também a fadiga. Se perceber que o cansaço está chegando ou que a urina está muito escura, é hora de se hidratar. 

Beba chá verde: a bebida possui concentração adequada de cafeína que garante disposição sem que essa seja em excesso. Ainda, estimula o funcionamento do cérebro e deixa a pessoa mais disposta. Mas nada de exagerar porque pode trazer sérios danos ao seu fígado.

Coma mais peixe: por ser rico em ômega-3, ajuda a manter a sensação de alerta e ativa a atividade cerebral lhe dando maior disposição. Por isso, considere ingerir porções de salmão, anchova, sardinha, atum ou arenque algumas vezes na semana.

Coma banana: além de ser uma fruta fácil de encontrar e de transportar é rica em potássio, que auxilia na manutenção dos níveis de açúcar. Por isso é o alimento perfeito para depois da academia.

Coma pequenas porções: ingerir pequenas porções e diversas vezes ao dia te ajudará a recuperar as energias porque os níveis de açúcar se manterão estáveis. Porém, é preciso ter atenção aos tipos de alimentos para que não se tornem um vilão e te façam engordar. Frutas e carboidratos integrais são a melhor pedida. 

Faça exercícios: parece óbvio que quem se sente cansado não irá querer praticar algum tipo de exercício, mas começar a se mexer fará com que o organismo funcione melhor e isso refletirá na disposição. Quem pratica atividades físicas regulares tem muito mais pique e animo, além de dormir melhor e acordar com todo gás no dia seguinte.




Pratique ioga: alguns marmanjos torcem o nariz para esta prática por achá-la muito mais ligada às mulheres, mas saiba que fazer ioga por pelo menos duas vezes por semana te ajudará a equilibrar as energias corporais além de trabalhar com a musculatura e respiração. Como resultado, após um período de prática, as pessoas se sentem muito mais concentradas e dispostas, sem falar no bem-estar que a atividade proporciona. Inclusive, pode te ajudar a emagrecer.

Perca peso: esta é fundamental porque melhora a auto-estima e com ela a disposição. O excesso de gordura corporal pode causar mal humor, falta de pique para praticar exercícios físicos, para se divertir, namorar e principalmente se alimentar corretamente.

Xô stress: sempre que possível, evite discussões e situações estressantes porque sugam todas as suas energias. Busque manter sempre um ambiente harmonioso e cultive um bom relacionamento com todos ao seu redor para evitar esse tipo de conflito.

Respeite seu relógio biológico: cada pessoa tem um modo diferente do organismo funcionar, as diurnas tem mais facilidade e concentração durante o dia, já as noturnas preferem fazer tudo durante a noite. É preciso entender o funcionamento do seu relógio biológico e respeitá-lo, dessa forma descobrirá o melhor horário para fazer cada atividade.

Agora, nada substitui a consulta médica para checar se o que você está sentindo é fruto dos maus hábitos ou sintomas de alguma doença grave, como anemia ou diabetes por exemplo. Fazer exames periodicamente é ainda a melhor dica para manter sua saúde em dia. 



Com informações do portal MSN Estilo de Vida
Imagem: reprodução



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