Últimas

6 de outubro de 2016

Qual lâmina ou produto de barbear é ideal para a sua pele?


Se na hora de abastecer a necessaire você não sabe se compra gel ou creme de barbear ou ainda se o aparelho com 4 lâminas é melhor do que aquele que só tem 2, saiba que você não é o único. Para te ajudar, confira para qual tipo de pele e de pelo serve cada modelo de aparelho e produto de barbear. 

Nem mesmo enfrentando a maior crise econômica de sua história o Brasil perdeu o posto de segundo maior consumidor de produtos de higiene pessoal masculina, sendo superado apenas pelos Estados Unidos segundo o Euromonitor International. Diante desse cenário, não é à toa que o sortimento de produtos chegou a tal ponto que deixa qualquer um perdido. Mas com uma boa conferida da sua pele no espelho e mais atenção na hora de comprar, resolve-se este dilema em dois tempos. 




2, 4 ou 6 lâminas?


É possível encontrar em qualquer mercado ou farmácia do país aparelhos que contenha de 1 a 6 lâminas. Se até no preço são diferentes, é óbvio que eles não são iguais e portanto têm finalidades distintas. 

1 a 2 lâminas: indicado para quem está deixando de ser imberbe, para adolescentes que estão começando a se barbear, ou mesmo para homens feitos que possuem pelos muito finos ou em pouca quantidade e pele sensível. Como agridem menos, servem também para depilar partes mais sensíveis do corpo, como axilas e virilha. Ainda, este aparelho é ideal para fazer o desenho e /ou acabamento da barba ou cavanhaque.

3 e 4 lâminas: são indicados para quem precisa estar com o rosto bem barbeado ou possui pelos mais grossos e em abundância. Servem tanto para raspar toda a barba quanto para retirar os excessos.

5 e 6 lâminas: são os aparelhos mais potentes e, portanto, os mais caros. Servem para quem precisa de um barbear bem rente e retirar completamente a barba mais grossa. Ainda, ele manda bem para quem gosta ou precisa depilar outras partes do corpo, como braços, pernas, peitoral e costas.

Portanto, #ficadica: quanto maior a quantidade de lâminas, mais rente será o seu barbear porque elas passam menos vezes pela pele para retirar os pelos. Contudo, se você tiver pele sensível, o atrito pode te gerar lesões, irritações e vermelhidão.



Creme, gel, espuma ou sabonete de barbear?


Apesar de todos terem o mesmo propósito, que é o de amolecer os pelos e evitar com que a lâmina agrida ou lesione o seu rosto, cada qual foi criado para uma necessidade ou tipo de pele, mas todos são indispensáveis para caras que possuem pelos mais grossos.

Creme: é o veterano e o mais gorduroso de todos, portanto ideal para quem tem pele seca. Para se ter melhor proveito do produto, nada como espalhá-lo em uma tigela e aplicá-lo no rosto com um pincel de barba úmido, que o transforma em espuma.

Gel: ideal para os caras que tem pele oleosa ou acneica - porque sua textura absorve melhor o excesso de oleosidade do rosto - , e para quem usa cavanhaque ou barba estilizada por permitir a visualização da área que será barbeada. Além disso, é o que apresenta o melhor custo-benefício: uma pequena porção é suficiente para formar espuma abundante e barbear todo o rosto. O ponto negativo fica por ser o mais difícil a ser eliminado das lâminas na hora de lavar o aparelho de barbear, necessitando de água quente ou morna para uma completa higiene.

Espuma: por ser mais espessa, é indicada para quem tem pele sensível, mista ou seca porque deixa os pelos mais facilmente amolecidos e evita lesões, que são típicas para quem tem este tipo de pele. Ainda, é mais prática ao creme e gel de barbear porque a espuma já está pronta na sua mão, bastando aplicá-la sobre o rosto, e sai facilmente das lâminas do aparelho com um simples enxague sob a torneira.

Sabonete em barra: opção muito popular nas prateleiras e barbearias do exterior e que está começando a conquistar os brasileiros com marcas nacionais, tem textura mais parecida com a do creme e combina bem com quem gosta de usar navalha para se barbear. Mais indicado para quem tem pele mista ou seca, o sabonete não dispensa água morna para dissolvê-lo, pincel para aplicá-lo - que forma uma espuma rica e hidratante - e uma boa saboneteira para guardá-lo, do contrário irá "se derreter". Algumas marcas até já vendem o kit completo. Não opte por ele se você tem pele muito oleosa ou acneica.

Portanto, #ficadica: confira qual tipo de pele é a sua e se tiver alguma dúvida, procure uma esteticista ou o dermatologista. Ah, e sempre que puder fuja dos sabonetes comuns, que ressecam e irritam a sua pele, e dos produtos "tudo-em-um", como sabonete líquido que é shampoo e também creme de barbear. Eles podem até ajudar a levar menos bagagem durante uma viagem curta ou naquele dia em que se tem uma reunião ou encontro importante e se esqueceu de abastecer o armário do banheiro, mas usá-los diariamente como substituto de um produto específico para a barba só irá prejudicar a sua pele.


Com informações de Arthur Costa para o portal Maxpress; e de Fabrício Mainenti para o site Preparado Pra Valer.
Imagens: reprodução




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...