Últimas

8 de agosto de 2016

Candido Portinari é tema de exposição no MASP


Um dos mais importantes e polêmicos artistas brasileiros do século XX, Candido Portinari (1903-1962) ganha novo olhar sobre sua obra na exposição que estreia esta semana e que conta com obras do acervo do MASP. Se você for estar em São Paulo até novembro, se programe para não perdê-la.

"Retirantes" (1944), óleo sobre tela, do acervo MASP

Com proposta de revisar e se opor às leituras que privilegiam a compreensão de seu trabalho - desde um ponto de vista formal e sempre em comparação com a pintura modernista europeia -, Portinari Popular conta com cerca de 50 obras que exploram conteúdos sociais, tais como manifestações políticas, o cotidiano dos trabalhadores e representações de tradições culturais brasileiras, como festas populares, brincadeiras típicas e bonecas indígenas karajá, bem como dos migrantes e retirantes nordestinos brasileiros. 


"O Lavrador de Café" (1934), óleo sobre tela, do acervo MASP

O MASP possui 18 obras do artista em seu acervo e que, até hoje, estão entre as que despertam maior interesse do público e se somam à de instituições públicas e coleções particulares. As obras estarão organizadas por temas, dando ao espectador um panorama de todo o trabalho do artista que revisitou as mesmas questões em diferentes momentos da carreira.


"Enterro na Rede" (1944), óleo sobre tela, do acervo MASP

Entre os retratos feitos por Portinari de personagens populares, a exposição incluirá a colona, a baiana, a mulata, a índia, o cangaceiro, o mestiço, e um intelectual — Mário de Andrade, interlocutor importante do artista e primeiro grande intérprete de sua obra.


"Criança Morta" (1944), óleo sobre tela, do acervo MASP

Ainda, de acordo com a curadoria, um catálogo será publicado por ocasião da exposição, com imagens das obras, documentos raros e textos dos curadores, bem como de Annateresa Fabris, Olívio Tavares de Araújo e Sergio Miceli.


Exposição: Portinari Popular 
Curadoria: Adriano Pedrosa
Quando: 12 de agosto a 15 de novembro de 2016
Horários: terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00 (bilheteria aberta até as 17h30); e quinta-feira das 10h00 às 20h00 (bilheteria até 19h30)
Onde: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP
Avenida Paulista 1578, Bela Vista, São Paulo - SP 
Metrô mais próximo: Estação Trianon-MASP (Linha 2-Verde)
Ingresso: R$25,00 (entrada); R$12,00 (meia-entrada), podendo ser adquirido por cartão de crédito e pelo Ingresso Rápido. Entrada gratuita às terças-feiras mediante retirada de ingresso na bilheteria.
Informações: por telefone (11) 3149-5959 ou clicando aqui


Informações e imagens: reprodução /divulgação



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...