Últimas

8 de julho de 2016

6 games que ajudarão a melhorar sua vida financeira


Curte games e precisa controlar as contas do mês? Então se ligue nessas dicas que podem melhorar a administração do seu dinheiro sem a chatice comum que esse assunto desperta. Conheça 6 jogos online que te ensinarão a economizar enquanto se diverte em partidas de futebol, aventuras espaciais, safáris africanos e até traçando estratégias políticas.

De acordo com o portal Exame.com, os seguintes jogos foram elaborados por renomados e reconhecidos consultores e instituições do mercado financeiro que tornam a tarefa de melhorar a vida financeira mais divertida. Preparado?




Jogo da Política Monetária (Web) 


Este é para quem curte assuntos ligados à economia e política monetária. Criado pelo Banco Central Europeu - BCE e disponível inclusive em português (clique aqui para acessá-lo), tem o objetivo de fazer o jogador entender a lógica do pensamento econômico - por meio de decisões importantes que podem mexer com a economia de um país - e levá-la para a vida prática.

No jogo, é preciso definir a taxa de juros para manter um certo nível de inflação, por exemplo, por meio de indicadores, equipe de especialistas, mapa com dados da Zona do Euro, matérias que saíram na imprensa e um glossário. 

Ainda, há outros games disponíveis no site do BCE, como o Euro Run, que permite conhecer mais a fundo as moedas de euro. #ficadica




Bate Bola Financeiro (Web)


O jogo foi desenvolvido pela Visa para o mundial do Brasil em 2014 (clique aqui) e tem até uma tabela de classificação, conforme o total de ganhos e perdas de cada time. Nele, o jogador pode escolher seu perfil - iniciante, intermediário ou profissional -, além da duração do jogo (entre 5 e 30 minutos), seu time e o time adversário. Durante a partida, o jogador rouba a bola do adversário e pode escolher se, a cada próximo passe, enfrentará um jogador fácil, intermediário ou difícil. Enquanto avança pelo campo até conseguir marcar gol, o jogador responde perguntas de múltipla escolha sobre gestão de dinheiro. O jogo pode chegar até a disputa por pênaltis em que se errar o goleiro defende a bola, caso contrário marca o gol. 




Cashflow (Web)


Game clássico de finanças pessoais disponível apenas em inglês (clique aqui), é uma criação bem-sucedida de Robert Kiyosaki, autor norte-americano conhecido por seu best-seller Pai Rico, Pai PobrePara começar, o jogador escolhe um sonho para perseguir - que vai desde a um safári fotográfico na África a participar do coquetel do festival de cinema em Cannes, por exemplo - e tem uma reserva financeira inicial para isso. À medida que avança no tabuleiro, se depara com diversas oportunidades de investimentos que demandam fazer escolhas. Quanto mais rapidamente o dinheiro se multiplica, maiores são os riscos, como no mercado financeiro da vida real.




Vida Financeira (Android)


O jogo foi lançado inicialmente na web pelo grupo de educação Estácio para seus alunos, mas agora está disponível a qualquer um na Google Play Store (clique aqui). Nele, o jogador precisa tomar decisões que impactam nas finanças e na felicidade de personagens com estilos de vida diferentes, mas com um objetivo comum: controlar melhor os gastos para atingir um equilíbrio entre qualidade de vida e dinheiro no bolso. 

Durante o jogo, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, autor do best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, entra em ação a cada tomada de decisão, com dicas sobre finanças pessoais. 

Assim como na vida real, não há apenas uma opção certa para cada decisão a ser tomada. Conforme a resposta escolhida, o jogador pode ter dinheiro debitado ou creditado na conta. O tempo total do jogo varia de acordo com o ritmo do jogador, mas leva, em média, uma hora e meia. Nessa odisseia, o personagem consegue um estágio, compra um carro, se casa e tem filho.



Desafio Espacial (Android e iOS)


Este é para quem tem filho, sobrinho ou enteado em idade universitária. O jogo de aventura em 2D foi desenvolvido pela Fira Soft para o Banco do Brasil - BB (clique aqui para Android e aqui para iOS) e tem como foco quem está nesta fase da vida em que começa a consumir crédito e a se manter sozinho. Sacada de marketing do BB, as dicas financeiras são dadas por um gerente que orienta sobre limite de crédito, controle de gastos e acompanhamento da conta bancária.

No game, o jogador assume o papel de Pedro, um garoto que viajou sem querer para o espaço e precisa juntar dinheiro suficiente para comprar um potente propulsor, que o levará de volta à Terra. Só que, durante a jornada, ele também precisa eliminar asteroides, bombas, restos de metal e fumaças tóxicas.




Mesadinha (Web)


Já para quem tem crianças e adolescentes em casa e na família, este pode ajudar na educação financeira dos pequenos. O jogo mostra que poupar dinheiro pode não ser tão difícil assim quanto parece. Além de mostrar as receitas e despesas no formato de um mapa, também oferece a possibilidade de construir uma poupança virtual. 

Funciona assim: ao escolher o motivo da guerra (clique aqui) - que pode ser a conquista de uma viagem, smartphone ou videogame novo -, dois exércitos disputam o domínio global do planeta Mesadinha e são controlados pelo jogador. Os soldados de um lado mostram quanto dinheiro ainda existe no mês, enquanto os do outro lado ganham poder a cada novo gasto que o jogador faz. 

Imagens: reprodução 



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...