Últimas

26 de junho de 2016

Prepare a barba e o barbear para o inverno


Os dias frios para os homens que moram no centro-sul do Brasil são penosos porque fazer a barba ou mantê-la aparada e modelada requer uma dose a mais de coragem em nome da boa aparência. Confira as dicas que +40BC selecionou para facilitar esta etapa (quase) diária e manter a pele protegida mesmo no inverno.

Na estação mais fria do ano, o grau de ressecamento é maior, mesmo para quem tem pele mista e oleosa, o que leva ao aumento das chances de irritação após o barbear, sem falar nos riscos para a saúde que uma pele desidrata proporciona (saiba mais a respeito clicando aqui).

Os passos que são recomendados para o verão também são indicados para o inverno, exceto no redobrar do uso de hidratante (beber bastante água também é necessário e ajuda) e considerar usar o barbeador elétrico, que é muito indicado para os dias mais frios e para quem tem preguiça de seguir o tradicional "ritual da barba" por mais que ele seja o ideal. 





Lavar, esfoliar e hidratar


Independente de se ter ou manter muita ou pouca barba, manter o rosto limpo e hidratado diariamente é fundamental para facilitar na hora de aparar ou raspar, além de evitar cravos e espinhas (confira clicando aqui). Deve-se lavar o rosto 2 vezes ao dia, de manhã e antes de dormir, com sabonete facial (para peles secas) ou gel de limpeza (para peles mistas e oleosas), principalmente antes de se barbear.

A esfoliação deve ser feita na sequência e com água morna ou quente, entre 1 ou 2 vezes por semana no inverno para quem mantém a barba e sempre antes do barbear principalmente para quem tem pele sensível, porque ajuda a retirar impurezas e células mortas, evita a foliculite (pelos encravados) e diminui a tradicional coceira, além de facilitar o trabalho da lâmina. Da mesma forma, use um gel esfoliante facial diário específico para o seu tipo de pele.

A hidratação deve ser feita após o barbear, com a aplicação imediata de pós-barba - e reaplicação ao longo do dia para os casos de pele sensível ou com tendência à irritação - porque cicatrizará eventuais cortes e diminuirá a sensação de desconforto na pele recém-barbeada. Nos demais dias e antes de dormir, caso faça a barba pela manhã, vale usar hidratantes faciais que contenham pós-barba em sua formulação para complementarem a proteção da pele.




Itens indispensáveis


Deixe o sabonete em barra para o corpo e invista em creme (peles secas), espuma ou gel de barbear (para peles mistas e oleosas) porque amolece os pelos e reduz a abrasividade da lâmina. 

Deve ser aplicado quando os poros estão dilatados, abertos, e o recomendado é após lavar e esfoliar o rosto durante o banho morno ou quente ou após alguns minutos de compressa de toalha morna sob o rosto limpo, deixando agir nas áreas desejadas por 1 ou 2 minutos antes de iniciar a raspagem, que deve ser feita no sentido em que os pelos nascem.

Apesar de no inverno ser quase uma "aventura polar", lavar o rosto com água fria para retirar o restante do creme, gel ou espuma de barbear é indispensável para fechar os poros. Se quiser fazer uso de um tônico facial (peles secas) ou de um adstringente (peles mistas, oleosas e acneicas) - que deixa a pele mais limpa, purificada e melhor preparada para receber o pós-barba, é o passo seguinte. Termine com a aplicação de um protetor solar 30 FPS no mínimo (clique aqui e confira algumas sugestões), mesmo nos dias frios e nublados, 10 a 15 minutos após aplicar o pós-barba para que ambos façam os respectivos efeitos.

Outra dica para os dias frios é aumentar os intervalos entre um barbear e outro sempre que possível, mas mantendo a rotina de limpeza, esfoliação, tonificação, hidratação e proteção solar se não de nada adiantará até porque a barba é uma proteção natural da pele. Se você tem pele sensível ou acneica, vale a pena considerar fazer ou aparar dia sim, dia não ou mesmo aumentar o intervalo para 3 dias. 




Barbeador Elétrico


Muitos caras torcem o nariz quando ouvem esta expressão porque acreditam que o equipamento não garante um barbear rente e por mais tempo como a lâmina. No verão então ele é quase o inimigo número 1 porque aquece demais, fazendo o rosto suar e suas lâminas patinarem, salvo os modernos que podem ser usados embaixo do chuveiro ou com espuma de barbear. 

Porém, isso varia de homem para homem, de barba para barba e de aparelho para aparelho. No inverno, ele pode ser um aliado se você seguir a rotina de cuidados da sua pele, citada acima, porque tende a reduzir a foliculite e a irritação se usado corretamente. Para quem tem acne moderada, também pode ajudar por ser menos abrasivo a lâmina.

Além de sempre mantê-lo limpo e dentro do estojo, deve ser usado na pele limpa e seca - salvo os que podem ser usados com espuma, por exemplo -, em movimentos circulares passando de forma suave sobre as imperfeições e irritações do rosto, pressionando levemente a cabeça de corte sobre a área a ser barbeada, não forçando para retirar os pelos que ele não conseguiu retirar.

Da mesma forma, usar barbeador elétrico não abole as etapas de lavar o rosto com água fria e muito menos a aplicação do pós-barba e protetor solar.




Barbudos


A rotina para quem mantém o queixo cabeludo segue o mesmo padrão de limpeza e hidratação. O ideal é usar shampoo específico para barba durante o banho porque não retira a hidratação natural da pele e com isso evita o ressecamento, comum nos dias frios. Portanto, evite usar shampoo para cabelos, mesmo que indicado para homens, além dos "3 em 1" que lavam "barba, cabelo e bigode".

Como citado anteriormente, o uso de creme, espuma ou gel de barbear é essencial para aparar e modelar a barba, assim como usar pós-barba, hidratante e protetor solar. Para os pelos, óleo de barbear é essencial para hidratar e mantê-los em ordem, contribuindo para a modelagem, além de deixar a pele hidratada. Para quem tem pele oleosa, o ideal é usar os a base de semente de uva ou melaleuca (tea tree) que são menos gordurosos.

Por fim, evite guardar os apetrechos de barba sujos e mal-higienizados para que não criem fungos e bactérias que possam vir a irritar e inflamar sua pele. Cuide-se!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...