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23 de abril de 2016

Turbine seu cérebro com esses 10 alimentos essenciais


Nosso cérebro é um órgão que precisa estar sempre em forma. Para tirar o melhor proveito de sua capacidade de memória e aprendizagem, é preciso consumir alimentos específicos que irão turbiná-lo para que funcione no máximo de sua potência. Saiba qual são e os inclua já na sua alimentação diária.

Canela, banana, linhaça e blueberry são alguns dos alimentos aliados do cérebro

Se você não tem o hábito de comer pelo menos 1 fruta todos os dias, é melhor rever sua rotina antes que seja tarde. Adotar uma dieta saudável rica em vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B, A, C e E que estão presentes nas frutas, ajuda a prevenir desde pequenos lapsos de memória até graves doenças neurológicas degenerativas como o Alzheimer. 

O Guia da Semana, com a ajuda da consultora em brain food Érica Leal Pedrina, reuniu 10 alimentos que são amigos do cérebro. Confira:

Canela - aumenta a atividade do cérebro, alivia a tensão nervosa, evita a perda de memória e reduz riscos de Alzheimer.

Banana - fornece energia e eletrólitos para o cérebro, melhora as funções cognitivas, protege o cérebro de danos oxidativos, ajuda a melhorar o humor e a manter o equilíbrio.

Linhaça - rica em gorduras saudáveis para o cérebro, constrói e protege os neurônios, regula o ambiente do cérebro e melhora as funções cognitivas.

Amêndoa - ajuda a prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade, melhora a memória e o aprendizado e aumenta a atenção.

Blueberry - ameniza os efeitos de doenças do cérebro relacionadas à idade, melhora a capacidade de aprendizagem, melhora a memória e a concentração e estimula o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro.



Frutas e vegetais amarelos - mamão, manga, pêssego, cenoura e abóbora são fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Frutas e vegetais vermelhos - morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate também possuem pigmentos antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a memória.

Oleaginosas - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e amendoim são ricos em vitamina E e selênio que também são fontes de antioxidantes.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados - por serem fontes de vitaminas do complexo B, esses alimentos ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha também se encontra o ferro que pode colaborar com a boa memória.

Peixes - todo mundo sabe que eles são excelentes para a memória. Opte principalmente pelos de água fria - como salmão, anchova, sardinha, atum e arenque -, que são fontes de um poderoso antioxidante, o ômega-3.

A seguir, algumas dicas para evitar o Alzheimer e a demência. Afinal, prevenção nunca é demais.



Com informações do site Guia da Semana, da consultora em brain food Érica Leal Pedrina, do portal MSN.com e Alzheimer Portugal
Imagens: reprodução /Fotolia e Shutterstock

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