Últimas

6 de abril de 2016

SP-Arte 2016 acontece no Pavilhão da Bienal


A 12ª edição de um dos mais importantes eventos do mercado global de artes traz ao epicentro cultural brasileiro as mais prestigiadas galerias nacionais e internacionais, bem como milhares de artistas que, durante quatro dias, apresentam um panorama da arte moderna e contemporânea que serve como termômetro da economia criativa. Se estiver em São Paulo neste final de semana e gosta de arte e cultura, programe-se para não perdê-la. 


A Feira


Criada em 2005, a SP-Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo – é tida como o principal evento do gênero no Brasil e um dos mais importantes do mundo. É também considerada como plataforma dinâmica de intercâmbio cultural e artístico entre curadores, colecionadores, artistas, renomadas galerias, obras e admiradores das artes firmando-se como tradutora da produção atual, a nova e a já consagrada, além de promover a profissionalização do mercado criativo no Brasil. 

Conversas sobre o fazer artístico, além da presença de revistas, editoras e lançamentos de livros na SP-Arte compõem um panorama do circuito contemporâneo que estarão presentes durante os quatro dias do evento.

Na edição deste ano, apesar do orçamento mais enxuto devido à crise econômica e política do País, chega à SP-Arte um espaço dedicado exclusivamente ao design de mobiliário, que se soma a ambientes focados em nomes de destaque no cenário mundial, novos criadores, performances e instalações, além dos outros 5 setores que agrupam os expositores: 



Galerias: reúne as mais prestigiadas do cenário artístico nacional e internacional e nesta edição traz 120 galerias e 2.000 artistas – que se traduzem nos mais diferentes formatos, como pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e vídeo.



Geral: obras de artistas consagrados e em ascensão se espalham pelas curvas do Pavilhão da Bienal, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, onde o público se depara com experiências de múltiplos formatos e escalas, degustando um mosaico atual e enriquecedor das artes. Galerias como Luisa Strina, Nara Roesler, Fortes Vilaça, Raquel Arnaud, Luciana Brito, Mendes Wood D.M, Vermelho, Millan, Anita Schwartz e Celma Albuquerque exibem as obras de seus artistas cotadas em variadas faixas de preço - que podem chegar à cifra milionária -, mas também há projetos curados que abrem espaço para galerias jovens, como Sé e Boatos Fine Arts.



Showcase: neste setor, galerias destacam até três nomes que despontam na cena contemporânea. Dessa forma, atraem olhares para novos talentos e suas trajetórias, proporcionando interessantes combinações e descobertas.



Solo
: por meio de exposições individuais, o projeto se desenvolve como plataforma de pesquisa e reflexão artística, conciliando vozes de criadores de diferentes gerações e promovendo rica mistura de artistas e formas. O espaço tem curadoria de Luiza Teixeira de Freitas  – curadora independente que já foi colaboradora da galeria Tate Modern em 2008 e assistente curatorial da 3rd Marrakech Biennale em 2009.




Open Plan: voltada para esculturas, grandes instalações e obras em diálogo com a emblemática arquitetura do Pavilhão da Bienal, a exposição do setor transcende os modelos convencionais das feiras. Nesta edição, exibe obras inéditas comissionadas especialmente para a SP-Arte. A curadoria está a cargo de Jacopo Crivelli Visconti, crítico e curador da 12a Bienal de Cuenca, em 2007, e responsável pela participação oficial brasileira na 52a Biennale di Venezia, no mesmo ano.





Evento: 12ª SP-Arte - Feira Internacional de Arte de São Paulo
Quando: 07 a 10 de abril de 2016
Horários: quinta-feira a sábado, das 13h00 às 21h00; domingo, das 11h00 às 19h00
Onde: Pavilhão da Bienal
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 - Parque do Ibirapuera, São Paulo-SP. Estacionamento rotativo ("Zona Azul") no próprio parque.
Quanto: R$ 40 inteira e R$ 20 para idosos, estudantes, portadores de necessidades especiais e Vale-Cultura. Grátis para crianças de até 10 anos.
Mais informações: (11) 3094-2820 ou pelo site

Imagens e informações: divulgação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...