Últimas

15 de março de 2016

Ônibus turístico panorâmico começa operar em São Paulo


Demorou, mas chegou. O que já funciona em outras metrópoles, como Nova York, Buenos Aires e Londres, e também em algumas capitais brasileiras desde 2007, como Salvador e Curitiba, agora chega à "Terra da Garoa" para facilitar a vida de quem quer conhecer seus atrativos. Desde o último sábado, 12 de março de 2016, está em operação o "Circular Turismo Sightseeing SP", linha composta por veículos de dois andares de vista panorâmica e que dá gratuidade em espaços culturais e museus paulistanos. Confira!



Conduzido apenas por mulheres e movido à combustão híbrida, o veículo é coberto, mas não possui janelas nas laterais do piso superior. No seu interior, além de internet wi-fi, possui tablets com aplicativo que, por meio de GPS, reconhece um ponto de interesse durante o trajeto e aciona o respectivo áudio com as informações históricas e turísticas do local, que também são transmitidas por meio de sistema de som em três idiomas: português, inglês e espanhol. Ao embarcarem, os turistas recebem mapas com informações dos principais atrativos localizados no entorno das paradas, úteis para aqueles que não são adeptos às novas tecnologias.

Os pontos de parada do "Circular Turismo Sightseeing SP" têm a mesma estrutura de um ponto de parada convencional se diferenciando pelas cores, em amarelo e vermelho, com totem que apresenta o nome do local e seu número no roteiro turístico. Para saber a previsão dos horários de chegada em cada ponto, é possível baixar os apps MoovitColetivo para seu smartphone ou tablet e monitorar o seu passeio.




Itinerário


Ainda que em caráter experimental, o itinerário prevê paradas em 11 pontos turísticos do Centro Histórico e Avenida Paulista, por exemplo, como o bairro oriental da Liberdade, Mercado Municipal, Praça da República, Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, Parque do Ibirapuera, Pateo do Collegio, Theatro Municipal, Centro Cultural São Paulo - CCSP e a Casa das Rosas. Pena que ficaram de fora os belos edifícios da Avenida das Nações Unidas e a Ponte "Estaiada" Octávio Frias de Oliveira, novo cartão-postal da cidade.



Com ingresso ao preço de R$ 40 e vendidos no interior do veículo, que poderão ser pagos com dinheiro e cartões de débito ou crédito, permite ao turista embarcar e desembarcar quantas vezes quiser, em um período de 24 horas, saindo sempre da Estação da Luz, foto abaixo, no Centro Histórico de São Paulo. Nos dias úteis e sábados, as saídas acontecerão às 9h00, 12h40 e 16h00. Aos domingos e feriados, os horários são 10h00, 13h40 e 17h00. Detalhe importante: o Circuito não passará pela Avenida Paulista em dias de manifestações e aos domingos por estar fechada para lazer.



Ainda, em locais como Catavento Cultural e Educacional, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Moderna - MAM, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado, o turista usuário do "Circular Turismo Sightseeing SP" terá sua entrada gratuita bastando apresentar o bilhete de embarque na bilheteria. 


Com informações da Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. 
Fotos: Luiz Guadagnoli /SECOM

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...