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10 de março de 2016

Livre-se do stress e da negatividade com detox emocional

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Há muito se comenta, e se debate, sobre a eficácia e benefícios da moda detox para o organismo. +40BC, inclusive, já abordou esse tema (veja aqui) por acreditar que é possível melhorar a saúde do corpo por meio dessa filosofia. E a mente, em meio a tantos problemas políticos e atribulações econômicas, para dizer pouco, que estão atingindo os brasileiros, como fica? Será que existe um "detox" para as nossas emoções? A resposta é um sonoro sim e com apenas 9 passos é possível fazer uma "faxina" em nossas lembranças e nos desintoxicar de emoções negativas. 


O que é?


De acordo com a psicóloga Soraya Rodrigues de Aragão, detox emocional é a higienização que têm como objetivo reconhecer, acolher e ressignificar as emoções negativas, trazendo-as à tona e promovendo luz à sombra, em nosso campo emocional.

Muitas vezes, o corpo pede um tempo de tranquilidade para se desintoxicar de emoções negativas e para isso é preciso uma verdadeira limpeza na "alma" para dar lugar às "energias curativas", que nada tem a ver com esoterismo ou religião, que devem ser constantemente reabastecidas. Desse modo, é imprescindível priorizar nossa paz e tranquilidade. 

Para este fim, Soraya afirma que é preciso que aprendamos a harmonizar nossa mente e propõe 9 passos para torná-la mais leve e livre de impurezas. Alguns podem soar velhos clichês, mas acredito que vale sempre reforçá-los. Vamos a eles?


Livre-se do stress e da negatividade com detox emocional

9 passos 


A seguir, cito um breve resumo de cada um e seus benefícios.

PASSO 1 - Não aceite se envolver com "energias" e situações negativas

"Energia negativa" é toda e qualquer circunstância ou acontecimento veiculado por pessoas que querem nos tirar do foco de nosso bem estar, da felicidade e da paz de espírito, quer consciente ou inconscientemente. Algumas pessoas estão reiteradamente alimentando e fortificando sentimentos nocivos de raiva, mágoa e até mesmo ódio, sendo o instinto de ataque e defesa às regras preponderantes de sua conduta. Seria contraproducente segregá-las, pois todos temos nossas deficiências e dificuldades. Mas até que ponto isso nos custaria o próprio equilíbrio psíquico e emocional? A dica é não se tornar refém delas e de suas negatividades. Lembre-se daquele ditado: "às vezes, é melhor estar em paz do que estar certo".

PASSO 2 - Benefícios curativos da meditação

A meditação e o silêncio tem poder curativo, pois proporcionam o encontro com nossa essência e contato com nossas reais necessidades. A sua prática desacelera o cérebro e reduz o stress melhorando a qualidade do sono, além de também ensinar a respeitar o próprio ritmo e ciclos.

PASSO 3 - Respiração abdominal é um ansiolítico natural

A respiração abdominal (ou do bebê) é muito importante no detox emocional porque tem poder ansiolítico, sendo muito eficaz em casos de transtornos de ansiedade como, por exemplo, nos ataques de pânico.

PASSO 4 - Estabeleça crenças edificantes

Seus padrões de crenças não só comandam seu comportamento, mas sua relação consigo e percepção de si e do mundo. Esteja muito atento às suas crenças porque somos o que acreditamos ser e fazemos o que acreditamos ser capazes de fazer dentro do sentido de realidade. Portanto, avalie suas crenças e ressignifique aquelas que não possibilitam seu progresso como pessoa.

PASSO 5 - Desenvolva uma filosofia de vida que promova paz interior

A sociedade em que vivemos apresenta interesses que muitas vezes não se coadunam com nossa proposta de paz interior. A vida frenética, o querer possuir a todo custo, colocando como sacrifício o próprio equilíbrio psicofísico, é o preço que pagamos pela "civilização", que constantemente apresenta sintomas de mal estar. É preciso buscar desenvolver nosso "patrimônio de valores do equilíbrio" e um dos mais valiosos é a filosofia de paz, podendo ser cultivada por meio de atitudes simples geradoras de bem estar como a já mencionada meditação e alguns hábitos saudáveis como caminhada ao ar livre, pausa para o silêncio, contemplação do pôr do sol, ouvir boa música, ler um bom livro ou mesmo cultivar horta ou jardim.

PASSO 6 - Invista em relacionamentos interpessoais saudáveis

Para se ter relacionamentos duradouros e de qualidade basta utilizar empatia ou se colocar no lugar do outro antes de agir, falar e /ou acusar. Quando se age dessa forma, evitando fazer com os outros o que não gostaríamos que fizessem conosco, espera-se viver relacionamentos mais harmônicos.

PASSO 7 - Foque nos recursos disponíveis para superar desafios 

Focar na dificuldade te fará ver apenas o problema e a solução se tornará mascarada ou passará para segundo plano dificultando, assim, a visualização da solução. Para sair do foco do problema exercite antecipar mentalmente os resultados que deseja para si. Essa atitude traz insights poderosos porque, a partir desta perspectiva, é possível desenvolver a proatividade que facilitará a organização de estratégias e recursos mentais para solucionar qualquer desafio. Em vez de "como irei resolver esse problema", mude para "como vou encontrar a solução". Pense diferente!

PASSO 8 - Invista em seu autoconhecimento

Não existe autotransformação nem aprimoramento pessoal sem autoconhecimento porque traz respostas equilibradas e conscientes diante da vida e dos desafios que esta nos apresenta e que não são poucos. Conhecer nossos conflitos e resistências, bem como recursos e potencialidades que possuímos gera autoconfiança, autoestima e autorrealização. A partir do conhecimento de nossas emoções conflituosas e negativas poderemos desintoxicá-las e dá-las novo sentido, o que proporcionará mais bem estar, equilíbrio e paz interior.

PASSO 9 - Descarregue as tensões diárias

A decisão de uma vida leve e livre de conflitos, sejam eles internos ou externos, parte necessariamente de cada um de nós porque geralmente um é reflexo do outro. Ter conhecimento desse fato se faz necessário para ir na raiz do problema, que é a geradora de tensão e desequilíbrio, para poder descarregar os conteúdos conflitivosPara este fim, fazer mentalizações positivas e relaxamento mental antes de dormir, massagens relaxantes, alongamentos da musculatura e principalmente aprender a se conectar com a natureza é recomendável, além do auxílio da psicoterapia.

Por fim, procure praticar hábitos positivos, crie novos paradigmas, cultive a alegria de viver nas pequenas coisas do dia a dia sempre dando sentido e significado a tudo o que fizer com otimismo e gratidão. Esses sentimentos deixam a alma livre e mais leve. 


Com informações do blog Alquimia da Vida, da psicóloga Soraya Rodrigues de Aragão.
Imagens: reprodução

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