Últimas

11 de março de 2016

Cavanhaque ensaia seu retorno a moda

Cavanhaque ensaia seu retorno a moda

Parece que os anos 1990 estão de volta mesmo e não é só nas coleções de moda (veja aqui). O cavanhaque, que emprestou o estilo "cafajeste" a muito marmanjo nessa época, começa ensaiar o seu retorno. Prova disso pôde ser vista na última cerimônia do Oscars, em que alguns atores optaram por se apresentarem com seus "cavanhas" repaginados. Num mundo de hipsters e lambersexuals, de barbas cheias e densas, será que o mais minimalista e democráticos dos estilos de barba voltará contudo?

Pelo menos, mais democrático que os demais ele é. O estilo pode ser usado por caras que tem pouca barba, de qualquer biotipo e idade, de rosto redondo, oval e quadrado (hexagonal), só tomando alguns cuidados para não acentuar demais as laterais da face (no caso dos de rosto redondo ou em caras gordinhos) ou prolongar demais o queixo (no caso dos de rosto quadrado). 


Cavanhaque ensaia seu retorno a moda

Vale lembrar que o cavanhaque pode tanto realçar suas feições, definindo e as deixando mais acentuadas, quanto acabar estragando seu visual. Na dúvida, busque a orientação de um bom barbeiro. 


"Cavanhas" da Academia


Quem assistiu ao último Academy Awards pode perceber que barba e cavanhaque predominaram no tapete vermelho de Hollywood. Caras como Tom Hardy, Leonardo DiCaprio e Christian Bale vieram com suas versões do clássico.


Cavanhaque ensaia seu retorno a moda

Tom Hardy optou pelo "cavanha" tradicional, cheio e de fios médios, moldado e mantendo os fios que fazem a "conexão" entre bigode e barba, mas raspado abaixo do queixo e laterais do rosto.


Cavanhaque ensaia seu retorno a moda

Já o vencedor de melhor ator, Leonardo DiCaprio, sempre clássico, optou pelo estilo "por fazer", mantendo os pelos aparados no bigode e queixo e mais longos até à base do pomo-de-adão, enquanto que os das laterais se afinam à medida que se distanciam acompanhando o contorno do rosto.


Cavanhaque ensaia seu retorno a moda

Aliás, modelo parecido utilizado pelo antigo Batman, Christian Bale, quase uma mistura entre os "cavanhas" de Hardy e DiCaprio e intermediário entre barba e cavanhaque, mas mantendo os fios longos e bem modelados.


Cavanhaque ensaia seu retorno a moda

Kanye West é outro adepto do estilo. O rapper e estilista sempre o usa mantendo os pelos mais cheios abaixo do queixo.


Cavanhaque ensaia seu retorno a moda

Talvez, quem mais tem inspirado a volta do cavanhaque seja a série Breaking Bad, exibida no Brasil pelo canal pago AXN e streaming Netflix, em que as personagens Walter White, vivido por Bryan Cranston, e Jesse Pinkman, vivido por Aaron Paul, o usam cada um a seu estilo: o primeiro mais cheio e modelado, contrastando com a careca e óculos, enquanto o segundo mais fino e baixo, jogando o foco para a vasta cabeleira e costeletas.


Moldando o "cavanha"


Como pôde ver e perceber, há uma infinidade de estilos que combina com diversos tipos de cabelos e até com costeletas, como o usado nos anos 90, ou optando por abolir o bigode e manter do queixo ao pomo-de-adão peludos, como os rappers curtem mais usá-lo. Por isso ele é tão democrático!

Ao contrário de outros estilos de barba, em que é preciso primeiro conhecer o sentido do crescimento dos fios e esperar crescer para moldá-la (veja mais aqui), o cavanhaque já pode ser moldado a partir da barba por fazer (mais ou menos 2 a 3 dias, dependendo do ritmo em que seus pelos crescem). É o estilo ideal para quem curte variar o visual, mas não tem paciência para manter uma barba aparada e bem cuidada.


Cavanhaque ensaia seu retorno a moda

Barbeie de cima para baixo a partir das costeletas mantendo o bigode e a barba do queixo - além dos pelos que fazem a "conexão" entre eles, caso os tenha, e abaixo do queixo - a uma distância de 1,5 a 2,5 centímetros de cada canto da boca. A dica é usar o dedo indicador para isso. Com o dedo de uma mão, coloque-o sobre a pele entre o canto da boca (direito e depois o esquerdo) e a área a ser barbeada mantendo sob ele a "conexão". O que ficar além dele deve ser raspado ou mantido mais baixo para fazer contraste.

Quando começar a crescer, basta apará-lo com pente e tesoura para barba ou com máquina /barbeador utilizando o tipo pente de acordo com o estilo que escolheu. O importante é que as laterais do rosto devem ficar lisas, como no estilo de Bryan Cranston, ou com pelos bem baixos ou quase "rarefeitos", como os de Christian Bale, de modo a destacar o cavanhaque. 



Imagens: reprodução

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...