Últimas

2 de fevereiro de 2016

Dicas para curtir o carnaval sem ressaca


Carnaval chegando e todo mundo só pensa em curtir a folia ou descansar, mas algo em comum é comer, beber e e se divertir durante o maior e mais esperado feriadão brasileiro. O que todo mundo nunca se lembra é da ressaca, que além de detonar seu organismo pode acabar com seus dias de folga.

Ninguém quer passar todo o carnaval como se fossem 5 quartas-feiras de cinzas seguidas. Para te ajudar, +40BC separou algumas dicas básicas para você curtir sem prejudicar a sua saúde. Leia antes de cair na folia!


Hidratação é a base para evitar a ressaca: sempre beba água entre um copo e outro de bebida alcoólica 



Antes e Durante a Folia


Prepare seu organismo para a maratona que ele irá enfrentar, ainda mais se você é "bom de copo" e gosta de beber muito. Uma dica antiga, do tempo dos nossos avós, funciona e é altamente recomendada: tomar 1 colher de sopa de azeite de oliva antes da bebericagem ajuda a diminui a absorção do álcool.

Outra dica importante é se manter sempre hidratado, principalmente se você for curtir num bloco "fervendo" acima dos 40 graus Celsius. Além de te ajudar a beber menos - e evitar ficar "alegre" cedo demais -, diminui os efeitos nocivos que serão sentidos durante a ressaca no outro dia. A proporção é sempre a mesma: beba 1 copo de água mineral ou bebida isotônica para 1 copo de bebida alcoólica ingerido, sempre procurando intercalar para não se empanturrar. Só não vá se entupir de Gatorade e deixar a água de lado, até porque ele repõe os minerais, mas é rico em substâncias químicas como corantes, conversantes e aromatizantes. Água natural é sempre melhor!

Não espere bater a fome para comer. Coma algo leve antes de sair de casa, como frutas e alimentos ricos em fibras, e fique longe das frituras enquanto estiver bebendo para poupar seu fígado. Neste caso, dê preferência a conservas, como picles, que contém vitamina A, cálcio, ferro e potássio, ou as oleoginosas, como amendoins, pistaches, castanhas, amêndoas e nozes, que são ricas em vitamina E e proteínas. 


Os efeitos devastadores da intoxicação por álcool


Depois da Folia


Se você não se preveniu e nem sabe o quanto (e o que) bebeu, pode ficar tranquilo porque a ressaca terá o enorme (des)prazer de te lembrar: dor de cabeça fortíssima, amargor e boca seca, sem falar nas náuseas e em todo o mal estar que te faz querer ficar na cama o dia todo e prometer que nunca mais irá beber sem moderação, #sqn.

Para atenuar o estrago devastador que o excesso de álcool faz em nosso organismo e atenuar as sensações ruins é preciso, em primeiro lugar, repor toda a água que seu corpo perdeu e repor sais minerais, vitaminas, cálcio, potássio e magnésio que foram eliminados nas inúmeras vezes em que você foi ao banheiro. Portanto, beba muita água mineral pura (esqueça a água com gás e as aromatizadas), podendo intercalar com água de coco e suco de tomate natural porque é rico em vitaminas e potássio. E fique longe do "café forte" porque é diurético e te deixará ainda mais desidratado. 

Para aplacar a dor de cabeça, nada de se automedicar. Tomar comprimidos antes e pós-ressaca pode até eliminar a dor, mas também podem acentuar doenças renais e estomacais, como refluxo, gastrite e até úlcera. Coma filé de atum com alecrim, que ajudam a minimizar a dor e aliviar a pressão devido melhorar a circulação sanguínea. Para acalmar o estômago, gengibre e hortelã ajudam a aliviar as náuseas, podendo ser adicionados em sucos como os de abacaxi ou limão.

Agora, para fazer você se levantar da cama ou do sofá, coma mel ou adoce os sucos com ele, que é rico em frutose, fonte natural de energia que é absorvida rapidamente pelo organismo te dando maior pique. Outra dica é comer banana, que é rica em vitamina B6, que age na serotonina melhorando seu humor, e fonte de potássio, que ajuda a diminuir as dores corporais.

Por fim, evite fazer exercícios pesados e ao ar livre e principalmente fuja da transpiração excessiva, como tomar banho de sol em praias, piscinas ou mesmo frequentar saunas e banhos turcos. Seu organismo está desidratado e pobre em nutrientes e o que ele menos precisa agora é perder o pouco que lhe restou. Reposição e descanso é a melhor pedida.

Lembre-se: não existe milagre para curar a ressaca. Beber com moderação e consciência, além de não dirigir, é o melhor caminho. Boa folia!



Com informações do portal Saúde iG
Imagens: reprodução


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...