Últimas

23 de fevereiro de 2016

Conheça ili, o tradutor que fala por você em tempo real


Para quem viaja bastante, principalmente para o exterior, sabe que o idioma local, com suas particularidades e regionalidades, é e sempre será uma barreira a ser contornada e, em muitos casos, não ajuda muito falar fluentemente inglês. Agora, imagine um aparelho tradutor portátil que "falaria" por você no idioma escolhido de forma simples, prática e sem a necessidade de conexão à internet ou ao smartphone. Seria incrível, não? Pois pare de imaginar porque ele já existe. Te apresento ili, o tradutor que promete revolucionar a forma como nos comunicamos. Saiba como funciona.


O tradutor é um produto da japonesa Logbar e foi apresentado no mês passado na CES, a maior feira de eletrônicos do mundo que ocorre em Las Vegas, Estados Unidos, e acabou faturando o prêmio de inovação, que foi muito merecido.



Com previsão para chegar ao mercado no verão do hemisfério norte deste ano, o ili é mais que um gadget, ele pertence à categoria wearable, como o relógio Apple Watch por exemplo, podendo ser usado como um colar ou chaveiro. 



Inicialmente disponível apenas nos idiomas inglês, japonês e o chinês, para usá-lo é muito simples, bastando aproximá-lo da sua boca, pressionar o botão, falar uma frase curta que o aparelho falará no idioma selecionado, simples assim. Isso porque inclui uma biblioteca léxica para viagem, ou seja, traz um acervo de palavras mais usadas durante uma viagem em determinado idioma. 




Claro que o aparelho não substituirá os cursos convencionais e online e muito menos desmotivará as pessoas a falar um outro idioma, até porque existem muitos benefícios para a memória e para o cérebro quando se aprende outra língua. Sem contar que falar fluentemente ou saber algumas frases do idioma local é visto como questão de etiqueta, de educação. Mas que o ili irá ajudar, principalmente em uma hora de aperto, para desfazer um mal-entendido ou de esquecimento de um termo, ah, isso ele irá com certeza. 



Da mesma forma, acredito que não demorará muito para que a tecnologia do ili o transforme em um aplicativo para o celular tal qual o iPod para o iPhone. Mas que é interessante manter um aparelho separado, principalmente quando acaba a bateria do smartphone.

Assista a seguir ao vídeo (bem-humorado) e veja como o ili funciona. Espero que a biblioteca léxica seja ampliada e que logo o tradutor esteja disponível no Brasil.




Com informações de Best of Web e Logbar
Vídeo e imagens: reprodução /divulgação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...