Últimas

15 de fevereiro de 2016

Chef italiano emagreceu 45 kg comendo pizza todos os dias


Difícil acreditar quando se lê um título desses, não? Mas esta história é real e até já foi apelidada pelos norte-americanos de "Pizza Diet" (a "Dieta da Pizza" na tradução literal para português). A dimensão da sua perda de peso comendo uma pizza no almoço todo santo dia foi parar até no programa Good Morning America, do canal ABC, que você o assiste no final deste post.

O feito é do italiano Pasquale Cozzolino, chef do restaurante Ribalta de Nova York, que é natural de Nápoles e vive na Big Apple desde 2011. Acostumado a saudável dieta mediterrânea, rica em alimentos frescos e regada a bons vinhos, não conseguiu resistir às tentações calóricas da dieta americana, recheada de gordura, sal e açúcar. Ficou literalmente viciado em biscoitos recheados tipo Oreo, em refrigerantes e nos fast foods, que os consumia em largas quantidades.

Chef Cozzolino, 45 kg mais magro, durante entrevista ao Good Morning America, do ABC


4 anos, 170 quilos


O resultado de todo esse excesso o levou a engordar 170 quilos em 4 anos, um número impressionante para um homem de 38 anos e que mede 2 metros de altura, a ponto de não mais se reconhecer diante do espelho. Apesar do médico ter lhe aconselhado a se cuidar, devido ao risco crescente de ataque cardíaco, como contou ao programa da ABC, foi a impossibilidade de brincar com o filho pequeno o grande motivador para que ele mudasse sua vida. 

Cozzalino decidiu então fazer uma alimentação mais saudável, regressar às origens mediterrâneas, cortar o número de calorias sem perder o prazer que tinha da comida americana. Aproveitando seus conhecimentos de chef, resolveu resgatar a receita secular da pizza Margherita e passou a comê-la no almoço todos os dias. 

Com cerca de 600 calorias, a massa leva apenas quatro ingredientes: farinha, água, fermento e uma pitada de sal. Por cima, molho de tomate, mozzarela fresca e folhas de manjericão, como explicou o chef.


"Esta é uma receita antiga, com 300 anos de existência. Mistura-se tudo e deixa-se levedar por 36 horas para que o glúten não seja tão pesado. É mais fácil de digerir."


Mas nem só de pizza saudável vive a dieta do chef, que foi complementada com muitas frutas e legumes frescos. Já no jantar, passou a comer peixe, mariscos ou saladas fartas e diversificadas, sem abdicar de um copo de vinho, mas deixando de comer fast foods, beber refrigerantes ou sucos industrializados e principalmente aboliu os biscoitos Oreo, sua maior tentação.

O sacrifício e a mudança de pensamento valeram a pena: ele perdeu 45 kg em apenas 7 meses. Por estar muitos quilos mais leve, até se sentiu motivado a praticar kickboxing, coisa inimaginável com seu peso anterior, e com isso complementou a redução de peso.

Por fim, afirma o que todos já estamos calejados de saber: que os ingredientes mais frescos e saudáveis são seus melhores amigos. Para quem foi do "natureba" ao "junk food" e encontrou um meio termo e se beneficiou com isso, acredito que esse conselho deva ser levado em consideração.


"Não tem essa de fazer dietas (prontas). Eu experimentei em mim mesmo partindo dos princípios da bioquímica e antropologia... Foi o que fiz #pizzadiet"

O que ele fez de diferente foi reduzir ou abolir os grandes vilões da saúde: excesso de gordura, de açúcar e de sal e concentrou a carga de carboidrato diária no almoço. Diferente de nós, brasileiros, que enxergamos a pizza como refeição noturna, ele deixou para as proteínas e saladas frescas este função. Se a pizza fosse feita com farinha de trigo integral, ele acresceria mais fibras e proteínas à sua dieta. Clicando aqui, você encontra 4 receitas de massa de pizza para fazer em casa, incluindo uma integral e outra sem glúten. 

Assista a seguir trecho do programa Good Morning America, do canal ABC dos Estados Unidos, em que traz a entrevista do chef Pasquale Cozzolino sobre sua "Pizza Diet".



Com informações dos sites MSN e Diário de Notícias
Imagens: reprodução do Instagram @chefcozzolino
Vídeo: canal GMA do YouTube

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...