Últimas

21 de janeiro de 2016

Extinção de animais inspira tema de camisas de futebol


Lendo as notícias sobre esporte me deparei com esta bacana matéria e que resolvi compartilhar com os leitores do +40BC. Trata-se de um trabalho que vai além da arte, da publicidade criativa e do esporte, principalmente quando se trata do futuro do nosso planeta e de todos os ecossistemas que o compõe, em destaque para a matança e extinção dos animais.

A ideia da conscientização deu origem a um projeto genial em usar o esporte mais popular e midiático do planeta como vitrine não para dizer quantos animais foram extintos, mas informar quantos poucos ainda restam. O fantástico trabalho do holandês Stefan van Zoggel, diretor de arte radicado em Londres, foi criar distintivos e camisas de futebol dedicados a alguns dos animais que mais correm perigo de extinção no planeta. 


Segundo o Guia do Boleiro, no qual concedeu a entrevista e enviou o projeto para ser divulgado no Brasil, o designer gostaria que seu projeto ampliasse a conscientização sobre a preservação da fauna na Terra e impacta ao apresentar nas costas do uniforme o número de animais de uma determinada espécie restante (estimativa) no planeta. 


"É horrível ligar o noticiário e ver que os caçadores mataram belos animais em vias de extinção, por vezes apenas por diversão/esporte ou para faturar para venda de couros, chifres, etc... Alguns destes belos animais como tigres, elefantes, gorilas podem não estar mais lá no futuro, então o meu trabalho pode ser uma influência positiva".




A camisa do leopardo-de-amur, por exemplo, traz o (triste) número 30 nas costas. Ele só é encontrado nos montes Sikhote-Alin, na Rússia. Outros animais, como a Tartaruga-de-couro, simplesmente ganharam uma interrogação como número nas costas, já que realmente fica difícil para algumas espécies estimar a quantidade delas no mundo.  



Acesse o Guia do Boleiro , leia a entrevista e veja todas as camisas projetadas por Stefan van Zoggel. Seria muito bacana se os grandes e principais clubes de futebol do planeta abraçassem essa causa - assim como já abraçam o Outubro Rosa e o Novembro Azul -, e nas próximas copas do mundo a preservação desses animais fosse o verdadeiro legado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...