Últimas

23 de janeiro de 2016

Exposição histórica traz cartazes turísticos do Rio


Que o Rio de Janeiro é uma cidade fantástica e se tornou no principal destino do hemisfério sul todos já sabem. Mas que tal conhecer um pouco de como esta história começou por meio dos cartazes das companhias aéreas e marítimas, que propagavam a Cidade Maravilhosa como destino turístico dos trópicos?

A exposição conta com cartazes do século XX, em sua grande maioria pintados à mão que espelham uma época de progresso e modernismo, encontrados em vários lugares do mundo - como em Paris, Londres e Nova York -, e reunidos ao longo de 40 anos. Se você for estar no Rio até março, programe-se para não perdê-la.


Nas primeiras décadas do século XX, numerosas edições de cartazes e também de cartões-postais foram produzidas para levar o espírito do Rio para outras cidades e países, como explica Marcio Alves Roiter, curador da mostra e também diretor do Instituto Art Déco Brasil.


"Eram companhias estrangeiras, na maioria – com a exceção da Panair e da Varig, claro -, 'vendendo' o Rio para seus conterrâneos ou não. Isso fica claro nos diferentes idiomas utilizados nos cartazes, que nem sempre acompanham a origem da companhia aérea ou marítima".



As companhias transatlânticas apresentavam o Rio, então capital federal do Brasil (até abril de 1960), como mais um destino turístico potencial na América do Sul graças ao samba, a efervescência cultural, aos monumentos e a fartura de belezas naturais, rivalizando com Buenos Aires, capital federal argentina, famosa mundialmente pelo tango e pela arquitetura europeia. Rio e Buenos Aires passaram então a disputar os turistas e o título de "Paris dos Trópicos".


Exposição: Rio de Janeiro como Destino – Cartazes de Viagem, 1910-1970 Coleção Berardo
Curadoria: Marcio Alves Roiter (Instituto Art Déco Brasil) e Paulo Knauss (MHN)
Quando: até 20 de março de 2016
Horários: de terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 18h00
Onde: Museu Histórico Nacional - MHN
Praça Marechal Ancora s/nº, Centro - Rio de Janeiro - RJ
EntradaR$ 8, sendo gratuita aos domingos
Informações: consulte o site


Fotos e imagens: reprodução /divulgação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...