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23 de novembro de 2015

Moda "new lad" aposenta a barba e o estilo hipster



Usávamos camisetas folgadas ligadas a esportes como basquete ou futebol, principalmente o americano, ou com enorme logotipo da grife, bombeta (o boné de hoje), moletom, cara limpa e tênis branco enorme nos pés. Bebida? Ficávamos no fogo cruzado com as importadas e entre "a número 1" ou a "paixão nacional", slogans das principais cervejas comerciais brasileiras que marcaram os intervalos da inesquecível Copa de 1994, degustadas inclusive nos "bares-arquerias" que eram febre nos grandes centros.

Se você for no mínimo quarentão irá se lembrar que essa era a moda dos jovens do início dos anos 1990 e é justamente esta que está influenciando diretamente as tendências que se contrapõe ao estilo hipster, que perdurou por quase uma década, e promete aposentá-lo de vez.



New lad ou nu-lad está começando a influenciar os jovens, para a alegria das empresas de cosméticos e lâminas de barbear, que sofreram com seguidas e expressivas quedas nas vendas na "era hipster". Essa moçada não quer saber de usar barba de forma alguma (pelo menos a maioria) e defende o tênis branco, ambos símbolos de limpeza, conforto e praticidade, como uma nova "velha" forma de estilo masculino de ser.


Moda e bebida sem frescura


O jornal britânico London Evening Standard define o estilo new lad e o compara com os gostos dos hipsters que, segundo a publicação, são bem mais fáceis de serem adotados.


"Se a 'era hipster' era sobre bandas indies obscuras, cerveja IPA artesanal, sapatos oxford, óleos para a barba e uma atitude ambivalente em relação ao consumismo, a era nu-lad é sobre clubes de várzea, cerveja comercial, tênis Adidas novo em folha, barba feita e logotipos evidentes. Tênis são muito mais confortáveis. Uma barba feita é muito mais fácil de manter. E para você que sempre quis uma desculpa para voltar a usar as suas velhas camisas de futebol."


E ainda avisa que se você se pegou usando camisetas cinzas ou tênis brancos com mais frequência do que há alguns anos, você já poderia ter sido influenciado pela tendência sem nem ter se dado conta.




1990s is a new 2010s


Segundo o London Evening Standard, o fetiche atual da moda com os anos 1990 teria ajudado a moldar a estética do new lad, tanto que o designer Henry Holland, da House of Holland, fez a sua coleção de verão deste ano completamente movido pela tendência, se inspirando em camisetas de time daquela época e com referências musicais como Stone Roses e Chemical Brothers, por exemplo.



Até para as fotos da campanha os anos 1990 não ficaram de fora. Holland escalou o lendário fotógrafo Martin Parr, que ficou famoso naquela década por suas fotos que retratavam as férias da classe operária britânica.  



Portanto, se você gosta de sair por aí vestindo a camisa do seu time, com tênis branco, uma lata de Skol na mão e ainda por cima não usando barba - coisa bem típica brasileira, não se assuste se algum camarada te chamar de new lad.


Fotos: reprodução /divulgação House of Holland

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