Últimas

7 de outubro de 2015

Brie e Camembert: as diferenças entre os famosos queijos franceses


Sabemos que todos os queijos de pasta mole apresentam casca esbranquiçada, porém aveludada, textura cremosa e aquele aroma inconfundível de nozes. Portanto, você diria que são todos iguais e tanto faz comer um ou outro, certo? Ledo engano, meu amigo!

Os franceses do tipo Brie e Camembert são os mais conhecidos desta categoria e, apesar do processo de fabricação ser muito parecido, cada um apresenta características únicas que, servidos de vinho e acompanhamentos certos, é inconfundível a qualquer paladar mais apurado.

Ambos se valem da ação de fungos, talvez a particularidade que os tornam tão consagrados no mundo, principalmente o Brie, o mais famoso aqui no Brasil. Externamente, são pulverizados com os do gênero Penicillium Candidum e mantidos em câmaras, sobre prateleiras após seu enformamento, para que o mofo branco possa começar aparecer e fazer o seu trabalho peculiar.

Igualmente, por serem produzidos com leite cru e em regiões específicas da França, receberam o selo de Apelação de Origem Protegida - A.O.P., enquanto os demais Brie e Camembert são produzidos com leite pasteurizado e não possuem tal selo. Então, fique atento quando for às compras!



Brie


De sabor intenso, carnudo e cremoso e ao mesmo tempo refinado, com textura macia e aroma muito agradável, o "Rei dos Queijos" é fabricado com leite cru de vacas da região de Île de France desde o século VII e, a partir de 1980, tem o selo de A.O.P. para os tipos Brie de Meaux, Brie de Nangis e Brie de Melun.



É um queijo minimalista na maturação, sendo necessárias no mínimo 4 semanas, mas generoso em sua apresentação, em peças de no mínimo 1 kg (de 20 a 30 cm), apesar de ser possível encontrá-lo em supermercados e empórios especializados em porções menores. Apresenta casca branca e coloração que varia entre o creme e o amarelo palha.



Pode ser servido puro ou acompanhado de geleias doces, torradas e pães frescos e regados a vinhos como Bordeaux, Sauvignon Blanc e Syrah. Ainda, vai muito bem em receitas, como base para molhos, massas e sopas.


Camembert


Originário do vilarejo homônimo, esse queijo possui textura macia, sensível ao toque, uma massa carnuda, amanteigada e levemente salgada, de aroma característico de cogumelos e sabor com notas de nozes.

Produzido a partir do rico leite cru das vacas da Normandia e tendo o selo A.O.P. desde 1983, leva de 2 a 8 semanas para maturar, apesar que tanto o seu sabor quanto seu aroma se intensificam com o passar do tempo.



Apresenta uma pasta mole e crosta branca, casca aveludada com estrias alaranjadas e coloração palha amarelada. É feito em pequenas formas cilíndricas com diâmetro entre 10 a 12 cm e altura em torno de 3 cm.

Pode ser servido à temperatura ambiente acompanhado por alimentos leves, como frutas, e perfeito em um pedaço de pão francês regado a vinhos como Sauterne, Beaujolais, Côtes du Rhône.


Com informações do jornal Tribuna da Bahia
Imagens: Reprodução /Divulgação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...