Últimas

22 de setembro de 2015

Você não está velho, pode estar desidratado


Mais cedo ou mais tarde as rugas irão surgir. Para aqueles que se cuidaram, talvez aparecerão mais tarde e com traços mais sutis, mas para aqueles que não se importaram, o efeito pode ser bem devastador. 

E em nada adianta alegar que isso é frescura ou preocupação feminina porque a pele é o maior órgão do nosso corpo - e não aquele que você está pensando -, e sem hidratação e cuidados certos pode se tornar num portal para irritações, infecções, descamações, feridas e para o envelhecimento precoce. Prevenir por meio da hidratação é, além de ser simples e barato, o melhor remédio.

Envelhecer faz parte da vida e todos estamos sujeitos a este processo natural, em grande parte por causa do estresse, da perda de colágeno (já demos dicas de reposição aqui), da má-alimentação (saiba mais aqui), do tabagismo, da intensa exposição solar sem proteção, da gravidade do nosso planeta e também da falta de hidratação interna e externa. Como assim?


Água de Beber, Água de Banhar


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD, a pele precisa de hidratação para exercer adequadamente a função de barreira de proteção do corpoFatores externos ao organismo afetam diretamente a capacidade da pele de manter a umidade normal resultando num aspecto áspero, opaco e sem elasticidade (leia-se rugas), sem contar que a pele ressecada pode descamar, ficar mais frágil e mais sujeita a irritações. Inclui-se aí ficar exposto ao sol ou frio intenso, ar seco ou condicionado, banhos prolongados e quentes demais e o uso de sabonetes que eliminam a oleosidade natural da pele de forma mais intensa. 

Quanto aos fatores internos, a falta de água leva a pele a ficar enrugada e com aspecto de envelhecida. Isto porque nosso corpo é composto de 72% de água e quando sentimos sede é porque já estamos desidratados. A desidratação crônica pode causar doenças e envelhecimento precoce porque o organismo acaba tirando água dos órgãos para suprir a falta do líquido nos tecidos.



Vale saber que a água potável é um poderoso remédio no combate ao envelhecimento precoce e a doenças como alergias, asma, colite, constipação, enxaqueca, artrite reumatoide, entre outras, e está ao alcance das mãos por ainda ser um produto barato e que a maioria tem em casa ou por perto. O difícil é criar o hábito de ingerir pelo menos 8 copos ou 2 litros de água pura e filtrada ao dia para manter os níveis de hidratação do corpo e de umidade da pele. 

Evite ingerir a que não foi filtrada. Ela pode conter traços de produtos químicos que podem danificar a pele e os órgãos ao longo do tempo. Outra dica é evitar ou não exagerar na ingestão de bebidas que desidratam, como café, chá preto, refrigerantes e bebidas alcoólicas, como o vinho e os destilados. Se bebê-los, sempre ingira água antes ou depois para repor o que foi por eles eliminada.


Dexpantenol


Uma solução bacana que pode ajudar a manter a hidratação da pele, ou potencializá-la, além de ter a nossa cara por ser "tudo-em-um" é o dexpantenol. Existem várias marcas e apresentações da solução para diversos fins - em creme, bastão, gel e em líquido -, mas destaco duas marcas que já usei e as recomendo.

O dexpantenol ou pró-vitamina B5, quando em contato com a pele, reduz a perda transepidérmica da água, evitando o ressecamento e a descamação da pele. Ele mantém a água fundamental da pele e repõe o manto hidrolipídico, auxiliando na sua renovação natural, tornando a pele mais macia e elástica.




Bepantol Derma Solução

A solução líquida criada pela Bayer se deve às mulheres, que misturavam o creme contra assaduras Bepantol (agora chamada versão Baby) com óleo de amêndoas e aplicava no rosto, corpo e cabelos para mantê-los protegidos e hidratados. 

Para nós, homens, a solução líquida tem mais a ver com a nossa pele e cabelos porque não tem cor, nem cheiro e principalmente não é oleosa, auxiliando também no combate a cravos e espinhas e na queda dos cabelos. Espalha fácil e é absorvida rapidamente pela pele, não deixando brilho ou rastro algum, podendo e devendo ser aplicada em todo o rosto, inclusive nos lábios para evitar que fiquem rachados (já demos dicas sobre isso aqui), orelhas, nuca e ao redor dos olhos, além do corpo, cabelos, pés e mãos. 

Até os barbudos e carecas se beneficiam deste produto. Enquanto nos carecas mantém o couro cabeludo hidratado e protegido, inclusive nos dias mais secos e frios, para a barba o produto a mantém hidratada e com brilho dispensando o óleo de barba para quem não pode usá-lo como, por exemplo, quem tem pele muito oleosa ou acneica. Confira algumas dicas aqui para cuidados dos carecas e aqui para os barbudos.

Quando usado depois do barbear ou em áreas depiladas, da cabeça e do corpo, potencializa o poder hidratante e reparador do pós-barba ou do hidratante facial /corporal, que deve ser passado imediatamente após o Bepantol podendo, inclusive, substituir esses produtos mas não exclui o protetor solar, que deve ser passado na sequência e antes da exposição solar.

O lado ruim do Bepantol Derma Solução é quanto à sua apresentação, em um frasco com grande bocal que não acompanha conta-gotas. O fabricante recomenda aplicá-lo com algodão, que acabada desperdiçando parte do produto, sem contar que dificulta a aplicação nos cabelos. Preço médio R$ 37,00 para 50 ml.




Probentol Derma Solução Hair Spray

O concorrente, fabricado pela Cifarma, parece ter ouvido as reclamações dos clientes da Bayer e colocou no mercado um produto similar, envasado em embalagem excelente e que custa bem menos ao Bepantol.

A versão Hair do Probentol Derma Solução faz referência à aplicação nos cabelos por vir em embalagem com aplicador em spray, mais prática e econômica, mas pode ser igualmente usada em todas as partes do corpo como o Bepantol, bastando acionar o spray na mão ou na parte desejada. Inclusive, pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo, após a lavagem e sem a necessidade de enxágue, fazendo massagem para melhor absorção.

Uso desde fevereiro de 2015 e não abro mão deste produto. Um pouco que se aplica, após lavar, barbear e tonificar, e a pele já está pronta para a aplicação do pós-barba ou do hidratante e do protetor solar. À noite, basta aplicá-lo igualmente após lavar e tonificar a pele para, na sequência, aplicar um hidratante e partir para a cama. O mesmo vale para o couro cabeludo, que aplico pelo menos 2 vezes por semana. É um produto excelente, que serve para tudo e que tem preço médio de R$ 18 por 50 ml. Recomendo!

Leia também:

O ganho em repor o colágeno a partir dos 30 anos

Você não está velho, pode estar mal-alimentado

Careca sim, mas bem cuidado

Deixe a barba crescer e ganhe confiança e poder

Boca ressecada, lábios rachados: saiba como evitá-los


Imagens: Reprodução /Divulgação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...