Últimas

2 de setembro de 2015

Por que você vive cansado?


Todo dia é a mesma coisa: depois horas de sono, você acorda e parece que não dormiu nada. O dia demora para passar e você se força para se concentrar, se arrasta para cumprir sua lista de tarefas e principalmente para se manter em alerta.

O cansaço constante não pode fazer parte da sua rotina porque não é normal. Esta sensação pode ser o sintoma de vários fatores, desde problemas para dormir até de doenças mais graves. O bom é que, às vezes, com simples mudanças você pode chutar o cansaço para longe.


Possíveis Causas


Insônia ou má qualidade do sono: dormir de 6 a 8 horas de sono tranquilo é fundamental para o bom funcionamento do cérebro e de todo o organismo. É preciso mudar a rotina e começar a dormir mais cedo e sem levar seus brinquedos ou trabalho para a cama (já demos essa dica aqui). Se você não está conseguindo dormir direito, não se entupa de remédios ou infusões caseiras e procure orientação médica.

Estresse e /ou tristeza: grande vilão do cansaço da vida moderna, situações que te deixam tenso e infeliz pode te levar ao estresse que leva à depressão. Igualmente, sentir-se triste grande parte do tempo pode ser a causa do cansaço, isto porque este sentimento rouba a sua energia. É preciso identificar a causa do estresse e /ou da tristeza e combatê-la. Ajuda médica e psicológica podem ser de grande valia.

Má alimentação: se você está acostumado a comer alimentos ricos em gorduras, açúcares e frituras, saiba que a digestão desses podem roubar a sua energia. Além de fazerem muito mal para a saúde como um todo (veja mais aqui), podem comprometer o seu desempenho e te deixar obeso e propenso a doenças como diabetes e hipertensão. Mude já a sua dieta incluindo alimentos ricos em fibras, como os integrais, frutas, verduras e legumes que saciam e ajudam na digestão, além de suprir as carências nutricionais.




Álcool: se você costuma dar aquela esticadinha para o happy hour quase todos os dias, frequenta baladas durante a semana regada a muita bebida ou mesmo bebe em casa "para esquecer do dia tenso", é melhor rever este hábito. O álcool em excesso, além de prejudicar a saúde (saiba mais aqui), também prejudica a qualidade do sono e compromete seu estado de alerta no dia seguinte. 

Sedentarismo: mesmo cansado e sem pique, é preciso achar um horário na agenda para a prática de atividades físicas, pelo menos 2h30 distribuídos nos dias da semana. Não é muito. Praticar atividades físicas melhora a qualidade do sono, queima calorias e eleva a auto-estima, o que pode ajudar a combater a tristeza.

Doenças: o cansaço e a indisposição também podem ser sintomas de doenças como anemia, hipertensão arterial, diabetes e hipotireoidismo e somente um exame clínico pode confirmar. Procure orientação médica antes de se automedicar ou que seja tarde.

Leia também:

Evite 5 erros rotineiros e melhore a sua saúde

Você não está velho, pode estar mal-alimentado

Fígado: elimine maus hábitos e viva melhor

Imagens: Reprodução

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...