Últimas

18 de setembro de 2015

Micro-ondas: um dos melhores aliados do homem


Não existe equipamento mais versátil e tecnológico na cozinha. Não só pela praticidade de tirar do freezer e jogar dentro dele que uma refeição sairá em questão de minutos, como é possível preparar receitas saudáveis e até elaboradas, bastando equilibrar potência e tempo de cozimento.

Sem falar no ganho de tempo e na limpeza porque ao cozinhar no forno de micro-ondas se suja muito menos e, na maioria das vezes, é possível levar o mesmo recipiente do cozimento à mesa. Simples assim.

Sabendo ou não cozinhar ou mesmo se é casado, solteiro ou mora só, a verdade é que cozinhar com o micro-ondas é muito mais fácil para os principiantes e para quem quer comer bem, mas sem depender de congelados ou da boa vontade de outra pessoa. Por isto, ele é um grande aliado dos homens, mas para que a comida fique legal é preciso seguir algumas dicas:
  • Pense em usar o micro-ondas como se estivesse cozinhando em uma panela em fogão alheio. Comece sempre com potências baixas de calor e curtos períodos de tempo para avaliar o resultado durante o processo. O mesmo vale para receitas próprias para micro-ondas. Encontrar esse equilíbrio é o maior desafio, até porque a potência varia entre modelos e marcas de forno micro-ondas;
  • O princípio básico do micro-ondas é desidratar o alimento. Tire proveito disso para preparos específicos como fazer chips de legumes. Se esse não for seu objetivo, será sempre necessário acrescentar água, podendo ser substituída por caldo aromático, leite ou óleos;
  • O plástico filme é um dos melhores amigos do cozimento no micro-ondas. Com ele é possível vedar os potes onde estão os alimentos para que o líquido presente forme vapor e ajude no cozimento. Por isso mesmo, receitas de braseados e ensopados sempre ficarão melhor no micro-ondas do que assados. Para resultados mais tostados e sequinhos, prefira o forno convencional ou opte por fornos equipados com tostador /grill dourador, que são usados para finalizar os pratos;
  • Fique atento aos recipientes, que devem ser próprios para uso em micro-ondas, podendo ser refratários de vidro ou louça sem bordas e detalhes metálicos, sacos e embalagens plásticas. Alumínio, isopor e acrílico estão proibidos;
  • Prefira usar alimentos em pedaços pequenos, para que ele fique bem cozido por dentro sem ressecar por fora, e evite preparar grandes volumes, dando preferência a apenas uma camada de alimento por vez;
  • Receitas com peixes e legumes tendem a ter melhor desempenho no micro-ondas do que massas e carnes, que podem perder textura. Ovos devem estar sem a casca e com gema perfurada ou desmanchada porque correm o risco de explodirem durante o cozimento;
  • Para cozinhar batatas, por exemplo, tanto para salada quanto para fazer purê, não é necessário cascá-las. Basta lavar bem e perfurá-las com garfo, em todos os lados e extremidades, e levando-as para cozimento por 15 minutos em potência máxima (100) em refratário, virando-as a cada 5 minutos. Deixe esfriar para descascá-las.
Se inspirou? Então, que tal preparar um jantar apenas no micro-ondas? A seguir, duas receitas para você impressionar sua companhia.


Confit de Atum com Pupunha


Ingredientes:
1 cebola roxa pequena
310 ml de água
80 ml de azeite
30 g de manteiga
30 g de vagem
50 g de palmito pupunha
1 limão sicilaino
5 fatias de atum
15 g de açúcar
30 g de sal
Filme e sacos plásticos para cozimento em micro-ondas

Modo de Preparo:
Comece pelo picles de cebola. Despetale a cebola cortada em quatro partes em uma tigela refratária que possa ir ao micro-ondas. 

Junte o açúcar, 50 ml de azeite, 7,5 g de sal e 100 ml de água (ou até cobrir a cebola). Cubra a tigela com o filme plástico e leve para cozinhar na potência máxima (100) por 3 minutos. Deixe descansar por 10 minutos para que o calor residual atue e reserve. Ela deverá ficar levemente transparente, mas ainda manter a crocância.

Enquanto aguarda as cebolas, prepare as vagens. Coloque-as em saco plástico próprio para micro-ondas, tempere com sal, um fio de água e 10 ml de azeite. Feche retirando o máximo de ar possível e leve ao micro-ondas por 3 minutos na potência média (50). Deixe esfriar antes de abrir o saquinho e reserve.

Para preparar o palmito, basta colocá-lo em uma travessa refratária própria para micro-ondas, com a manteiga em cubos e um pouco de sal. Cubra com filme plástico e cozinhe por 1 a 2 minutos na potência máxima (100). Quando estiver macio, junte com os demais legumes.

Para preparar o atum, tempere as fatias com sal e posicione-as lado a lado dentro de um saco plástico próprio para micro-ondas. Cubra-as até 3/4 com azeite restante, lacre o plástico retirando o máximo de ar e leve ao micro-ondas por 1 minuto na potência baixa (10). Vire e repita a operação. As bordas deverão ficar levemente cozidas, mas não o centro. Posicione o atum sobre os acompanhamentos e sirva a seguir. 


Fonte: receita do chef Alberto Landgraf para o portal Receitas iG 
Foto: Juliana Bianchi


Brownie de Chocolate com Nozes


Ingredientes:
100 g de manteiga sem sal
200 g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
2 ovos
¾ de xícara (chá) de farinha de trigo (90g)
100 g de nozes picadas

Modo de Preparo:
Em uma tigela refratária, misture a manteiga ao chocolate e aqueça por 2 minutos no micro-ondas utilizando potência média (50). Mexa bem até obter um creme homogêneo e, se necessário, aqueça por mais 30 segundos.

Misture a esse creme o açúcar, a essência de baunilha e os ovos e, em seguida, acrescente a farinha aos poucos para não empelotar. Por último, acrescente as nozes.

Espalhe essa massa em uma forma refratária pequena untada (20cm x 20cm) com a ajuda de uma espátula.

Cozinhe no micro-ondas na potência máxima (100) por 3 minutos. Verifique a cada minuto o cozimento da massa, ela estará pronta quando sua superfície deixar de ser brilhante.

Deixe dentro do micro-ondas desligado por 5 minutos e sirva morno acompanhado de sorvete de creme, napolitano, canela ou passas ao rum.



Fonte: Receitas iG
Fotos: Reprodução

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...