Últimas

24 de setembro de 2015

Bloodhound SSC, o carro que correrá a mais de 1.600 km/h


Foi revelado hoje, 24 de setembro, em Londres o protótipo final do mais novo carro supersônico que pretende marcar um novo recorde de velocidade "voando" a mais de 1.600 km/h. Para o feito, foram consumidos nada menos que 8 anos entre pesquisas, design e fabricação até que o Bloodhound SSC finalmente viesse a público.

São esperadas cerca de 8 mil pessoas para vê-lo em exposição na capital britânica, nos próximos 3 dias, antes do bólido correr numa pista específica e preparada especialmente para ele num deserto da África do Sul.


O modelo em exposição corresponde a 95% do Bloodhound SSC, que ainda aguarda a instalação do sistema de foguete, um dos seus 3 motores, e uma série de outros acessórios. O painel de um dos lados do carro foi removido, para deixar à mostra suas partes internas, e com isso matar a curiosidade dos visitantes.



O Projeto


Construído para alcançar mais de 1.610 km/h, o veículo, projetado na cidade inglesa de Bristol, foi criado para quebrar o recorde estabelecido por outro carro britânico, o Thrust SSC, em 1997, de 1,228 km/h.



Para chegar a esta marca, o veículo contará com a força de uma turbina de aviões Eurofighter Typhoon, fabricado pela Rolls-Royce, e de um foguete híbrido Nammo, produzido na Noruega. O terceiro motor é um Jaguar V8, que bombeará o foguete com substâncias comburentes (que alimentam a combustão).


Se há alguma incerteza técnica sobre o projeto, ela envolve o sistema de abastecimento e o foguete. Todos os elementos do veículo ainda precisam ser testados, como afirma o engenheiro-chefe, Mark Chapman.

"Estamos trabalhando para ter um teste do sistema de abastecimento na Grã-Bretanha feito até o Natal deste ano (2015), e depois iremos à Noruega. Queremos testar os foguetes em janeiro e fevereiro (2016)". 

Se tudo der certo, o Bloodhound SSC fará alguns testes em baixa velocidade no aeroporto britânico da Cornualha, usando o motor Eurofighter, em que poderá atingir 320 km/h. A partir da metade de 2016, os trabalhos serão na África do Sul para, em 2017, ser testado na pista do deserto de Hakskeen Pan.



Segundo a BBC Brasil, o comandante Andy Green, da Força Área britânica, será novamente o piloto. Ele dirigiu o Thrust SSC que quebrou a velocidade do som no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, quando atingiu a velocidade de 1,227,985 km/h em 15 de outubro de 1997.



Se você estiver em Londres neste final de semana, vale a pena conferi-lo, mas é preciso correr porque a entrada é gratuita e com ingressos limitados. Você encontra todas as informações sobre a exposição do bólido supersônico no final desta postagem.



Abaixo, breve vídeo sobre a história do projeto e da pista que está sendo preparada no deserto de Hakskeen Pan, na África do Sul. Mais detalhes e informações sobre o Bloodhound SSC podem ser obtidos no site e Twitter oficiais do projeto.


O que: The BLOODHOUND Expo 
Quando: sexta, 25 de setembro de 2015, das 09h00 às 20h00; e sábado, 26 de setembro de 2015, das 09h00 às 17h00.
Onde: East Wintergarden
43 Bank Street, Canary Wharf, London, E14 5NX
Estações mais próximas: Metrô Canary Wharf (Jubliee line) e DLR Heron Quays
Ônibus: D7 e D8
Entrada: gratuita, porém limitada. Os ingressos deverão ser solicitados antecipadamente pelo site See Tickets.

Com informações da BBC Brasil e Bloodhound SSC
Imagens: Reprodução /Divulgação Bloodhound SSC Siemens Flock

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...