Últimas

2 de setembro de 2015

4 estilos de barba para ficar na moda


Está na cara que elas estão na moda. Cheias, aparadas, desenhadas ou estilizadas, há muito não víamos tantos homens, famosos ou não, ostentando seus pelos faciais. Elas fazem a alegria das barbearias vintage e desesperam os gigantes da indústria de produtos e apetrechos para o barbear. 

Uns culpam a crise, outros alegam ser tendência, o fato é que andar barbudo deixou de ser um símbolo de desleixo e de caras fracassados para frequentar o hall dos homens bem-sucedidos e que se cuidam.

+40BC selecionou 4 tipos de barba que estão em alta no momento. Vale lembrar que, antes de tomar a decisão de deixar os pelos faciais crescerem, é bom saber que usar barba dá trabalho e não é todo o tipo de pele que pode usá-la (já falamos sobre isso aqui).




Antenados


Para os caras que estão antenados com a moda, são ultra-modernos, não tem medo de ousar, gostam do estilo jovial e principalmente têm tempo e paciência para cuidar da barba, o estilo Van Dyke é o mais indicado.

Usado por Antoon Van Dyke, pintor e retratista flamenco do século XVII, e eternizado pelas inúmeras versões de Os Três Mosqueteiros, este estilo é composto por um bigode pontudo e um cavanhaque pontiagudo, mas sem ligação entre eles. É o estilo que mais demanda trabalho para mantê-lo.




O ideal é procurar um bom barbeiro para te ajudar a fazê-lo na primeira vez, mas se não quiser o recomendável é começar deixar a barba crescer do zero para depois modelá-la. Com os pelos já crescidos, barbeie as laterais do rosto, pescoço (incluindo o pomo de Adão), deixando o tradicional "cavanha" (bigode e cavanhaque conectados). Com uma tesoura, desconecte o bigode do cavanhaque, deixando a pele entre eles lisa. Penteie o bigode e o cavanhaque e, com o auxílio de cera para cabelos, modele-os para que tomem o formato pontiagudo, como os do ator Pierce Brosnan (foto acima). 

Para mantê-lo, é quase obrigatório se barbear todos os dias, eliminando quaisquer pelos que possam aparecer. Isto porque o estilo requer o rosto completamente liso para dar destaque ao cavanhaque e bigode modelados e marcas, acnes ou pelos crescendo pode colocar em risco todo o visual.



Brutos


O estilo lambersexual veio com tudo e não só invadiu o guarda-roupa como também influenciou na forma de usar a barba. Considerado o que mais transmite virilidade e agressividade, o estilo lenhador, mais rústico, é para homens que não se incomodam em usá-la cheia e mais longa, caso isto não interfira no trabalho ou ambiente corporativo. 




Contudo, se você tiver poucos pelos faciais ou barba muito falhada, é melhor escolher outro estilo ou procurar o conselho de um bom barbeiro. Em geral, a barba lenhador não requer muitos cuidados para mantê-la, exceto os relativos à higiene, sendo necessário aparar 1 vez por semana o pescoço e cortar o comprimento do bigode para que não caiam sobre os lábios. O uso de óleo de barba é opcional, mas bem-vindo.




Sexies (... and they know it)


Há anos no páreo, o estilo por fazer nunca sai de moda. Considerada máscula pelos homens e muito sexy pelas mulheres (nas fotos voltadas para elas, repare no rosto dos modelos masculinos), pode ser usada por quase todo tipo de homem, principalmente os maduros, e igualmente por quase todo tipo de barba, como a do ator Gerard Butler (foto acima) e do ex-piloto da Red Bull Racing na Fórmula 1 Mark Webber (foto abaixo).




Além de ser necessário desenhá-la, limpando onde não quer mostrar os pelos crescendo, a barba por fazer requer o uso de máquina, para os pelos ficarem no tamanho homogêneo, além de manutenção frequente. Não é necessário o uso de óleo de barba, bastando aplicar um bom pós-barba sobre ela para hidratar a pele e os pelos.




Bons Moços


Para os homens mais conservadores, que frequentam ambientes mais formais, que não se sentem bem com mudanças bruscas no visual, o estilo aparado é o mais indicado. Impõe personalidade, seriedade e respeito sem perder o charme, como a do futuro Batman Ben Affleck, foto acima, e do atual Capitão América Chris Evans, na foto abaixo. 

A barba aparada, o oposto da barba cheia que é mais rústica, também demanda certo trabalho para mantê-la. Isto porque é preciso desenhá-la, principalmente na altura das bochechas e no pescoço, além de manter os pelos baixos, mas maiores ao do estilo por fazer. 




Da mesma forma, a higiene é outro ponto que precisa ser levado em conta, além do uso de um bom óleo de barba para mantê-la sempre "viva", macia e destacada.

Leia também:

Deixe a barba crescer e ganhe confiança e poder

Imagens: Reprodução 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...