Últimas

28 de agosto de 2015

Receba os amigos com aperitivos saborosos


Final de semana é tudo de bom: tempo para fazer aquelas coisas que durante a semana nunca dá tempo, para descansar e para se divertir, principalmente quando tem aquelas corridas de automobilismo e os jogos de vôlei e /ou futebol na TV. 

Mais bacana ainda é quando os amigos estão reunidos em casa para assistir àquela partida e jogar conversa fora. O momento pede sempre o mesmo: a velha combinação de aperitivos e cerveja bem gelada. Eles não podem faltar.

Pensando nisto, +40BC selecionou 4 receitas rápidas, fáceis e menos calóricas para você mesmo fazer e servir com a cerveja de sua preferência (já demos dicas sobre ela aqui e aqui), além de impressionar a rapaziada. O resto, deixe para o seu time fazer.



Croutons Caseiros


Que tal substituir os calóricos amendoins industrializados por croutons? Se forem bem-feitos, o pessoal nem vai sentir a falta deles. Você irá precisar de várias fatias de pão de forma ou integral em quantidade suficiente para atender seus convidados.

Basta retirar e descartar a casca das fatias com uma faca bem afiada, cortá-las em cubinhos médios e colocá-los em uma tigela. Depois, acrescente margarina ou azeite de oliva e mexa com delicadeza para que fiquem besuntados sem se desmancharem. Espalhe-os em uma assadeira antiaderente e salpique com orégano, manjericão, manjerona e /ou salsa, tomando cuidado para não exagerar, e leve ao forno (180º) até que fiquem dourados e crocantes. Se preferir, polvilhe com queijo ralado ou parmesão e os sirva em temperatura ambiente com a cerveja de sua preferência.




Batatas-petisco

Nada de comprar batatas fritas industrializadas. Além de serem ricas em gordura vegetal hidrogenada e glutamato monossódico, que detonam qualquer dieta e boa forma, são igualmente ricas em sódio, um perigo para quem tem hipertensão. Que tal substitui-las por batatas bolinhas assadas?

Compre 1kg delas, ou o quanto você achar suficiente, e as lave bem preservando a casca (escolha bem na hora de comprar). Passe azeite de oliva ou óleo de canola, polvilhe com alecrim (pode substitui-lo por manjericão, manjerona, orégano ou coentro desitratado), espalhe-as em uma assadeira antiaderente e leve ao forno pré-aquecido (180º) por 20 a 30 minutos, mexendo algumas vezes para que dourem e assem por igual. Quando já estiverem assadas, retire-as do forno e tempere com sal. Dica: se não gostar de todas as ervas citadas, é possível substituir por salsinha fresca, mas somente depois de assadas e na temperatura morna. 




Amêndoas Torradas


Se não tiver jeito de se livrar da gastura pelos amendoins industrializados, a sugestão fica em substitui-los pelas tradicionais amêndoas torradas com páprica. 

Compre 225g de amêndoas inteiras e com pele e coloque-as para cozinhar em uma panela com água fervente por 2 minutos. Escorra rapidamente e as passe em água fria para que soltem a pele. Esta é a parte mais trabalhosa porque você terá que descascá-las, mas este processo de escaldamento ajuda em muito. Seque-as bem com papel-toalha, as coloque em um recipiente e tempere com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo de canola, como preferir, e sal a gosto. Mexa bem para que fiquem bem besuntadas. Pincele uma assadeira antiaderente com um pouco de azeite ou óleo, espalhe as amêndoas e as coloque para assar em forno pré-aquecido (180º) por 10 a 15 minutos ou até que fiquem ligeiramente douradas.

Retire do forno e as escorra em pape-toalha e deixe que esfriem um pouco. Quando estiverem mornas, é só salpicá-las com 1 colher (chá) de páprica doce ou picante, conforme o seu paladar ou dos seus convidados, e mexer bem para que o tempero impregne em todas. 

Quanto estiverem em temperatura ambiente, podem ser servidas ou armazenadas em potes herméticos por até 4 dias. 




Bruschettas


Pão e queijo vão bem com qualquer bebida e a qualquer hora. Agora, se forem bruschettas quentinhas e suculentas não há quem resista. Elas podem ser feitas com pão italiano, francês, de forma ou integral. O que vale é a criatividade.

Você irá precisar de quantidade suficiente de pão para atender aos seus convidados. Se optar pelo pão italiano, a dica é comprá-lo em formato bengala, que é mais fácil para cortá-lo em fatias, valendo o mesmo se a sua opção for o pão francês. No caso dos pães de forma ou integral, cada fatia pode ser cortada ao meio ou, se preferir fazer bruschetta-petisco, cortá-la em 4 partes. 

Sobre cada fatia de pão, coloque 2 ou mais fatias dobradas de mussarela e sobre estas tomates picados, uma pitada de sal (opcional) e orégano a gosto. Arrume-as em uma assadeira antiaderente e leve ao forno até que a mussarela derreta, mas sem que escorra pelas bordas do pão. Sirva a seguir.

Leia também:

Harmonize com cerveja e deixe o vinho na adega

Dia Internacional da Cerveja: dicas, mitos e verdades

Imagens: Reprodução

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...