Últimas

14 de julho de 2015

XV FIP quer ressugir Paranapiacaba

Fonte: Divulgação

O tradicional festival de inverno, que geralmente acontece na segunda quinzena do mês de julho na charmosa vila ferroviária em estilo inglês, terá neste ano atrações itinerantes, cinematográficas e uma série de atividades culturais em sua programação, além de nomes consagrados e novos talentos da música popular brasileira e instrumental.

Se você estiver em São Paulo neste período, marque na agenda e rume sentido à Serra do Mar para ouvir boa música e apreciar bela arquitetura.

Assim como nos dois anos anteriores, a estrutura do festival foi idealizada de forma a valorizar o patrimônio da Vila de Paranapiacaba, que é um distrito da cidade de Santo André, no Grande ABC Paulista, sendo que alguns dos serviços disponíveis ao público foram instalados em seus prédios históricos. 


Fonte: Divulgação


Patrimônio Mundial


Porém, esta edição quer ficar marcada como o "ressurgimento da Vila", isto porque uma das principais novidades é o processo de restauro, que compreende mais de 242 imóveis, prometendo dar nova vida a Paranapiacaba. Os visitantes, inclusive, terão a oportunidade de conferir as obras nos Galpões do Almoxarifado e das Oficinas, na Garagem das Locomotivas e na Biblioteca. 

Mas a grande novidade é a candidatura da Vila a Patrimônio da Humanidade pela Unesco e +40BC já havia falado sobre isto aqui. Desde fevereiro de 2014, Paranapiacaba encontra-se na lista indicativa de bens culturais brasileiros do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com vistas ao título de Patrimônio Mundial. Trata-se de uma candidatura inédita no Estado de São Paulo. Estou na torcida!


Mapa Turístico da Vila. Clique para ampliá-lo

Evento: XV FIP 2015 - Festival de Inverno de Paranapiacaba
Onde: Distrito (Vila) de Paranapiacaba, Santo André, Grande São Paulo.
Quando: 18, 19, 25 e 26 de julho das 10h00 às 20h00.
Baixe a programação completa e locais dos shows clicando aqui.
Entrada gratuita.
Serviços: praça de alimentação, banheiros químicos, esquema de segurança e estacionamento.
Informações: site

Importante: nos dias do evento, o acesso à Vila será restrito a moradores e hóspedes das pousadas e ao staff do evento. Quem optar pelo automóvel deverá deixá-lo no estacionamento da rodovia de acesso à Vila (SP-122) e terá garantido o traslado em ônibus gratuitos, segundo a Prefeitura de Santo André.

::: Atualização em 20/07/2015 :::

O UOL Viagens publicou no sábado, 18 de julho, matéria de Danilo Valentini com dicas de turismo, inclusive ecológico e para quem pensa em levar crianças, além de belas fotos da arquitetura de Paranapiacaba. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...