Últimas

29 de julho de 2015

TF-X, o carro que decola como helicóptero e voa como avião




Novas notícias foram divulgadas sobre o mais recente modelo-conceito da Terrafugia, aquela empresa do país do Tio Sam que é internacionalmente famosa por investir pesado em projeto de carros voadores. O TF-X é o que está mais próximo do que deve ser o primeiro automóvel voador a ser disponibilizado comercialmente. E por que está ganhando tanto destaque pela mídia?

Primeiro, pelo belo visual futurista, sem cantos vivos, se assemelhando a um compacto de 4 lugares. Segundo, pela tecnologia que utiliza, híbrida plug-in. Mas o diferencial mesmo fica para pouso e decolagem verticais, tal qual a um helicóptero e dispensando uma pista, além de alcançar velocidade de cruzeiro (320 km/h), como a de um avião, tendo autonomia de voo para 800 km. 

O "brinquedo" é equipado com um motor a gasolina de 300 cavalos de potência e outros dois elétricos destinados ao funcionamento das hélices, que ficam alojadas na parte traseira. Dê uma olhada:

Terrafugia TF-X no modo bólido, com as hélices retraídas e retrovisores à mostra

Aqui, no modo voo já com os retrovisores retraídos


Piloto ou motorista?


Há duas formas de pilotá-lo: gastar em torno de 5 horas em treinamento ou ativar a função de piloto automático, que permite ao carro voar e pousar. Simples assim.

Se tiver mau tempo ou outras aeronaves à frente, o TF-X te avisa a evitá-las. E se der #mayday, o bólido voador virá equipado com paraquedas a bordo. Aí, meu amigo, é entregar para Jesus também recomendável fazer um curso básico de paraquedismo. 




Se empolgou, não? Pena que ainda não se sabe quando estará disponível na concessionária mais próxima. O que se pode adiantar é que os motoristas habilitados só poderão voar com ele nas áreas onde não possuem controle das torres de voo. Mas, até lá, muita coisa deverá ser regulamentada. 

Enquanto isto, que tal assistir ao vídeo lançado na semana passada pela Terrafugia e tentar se segurar para não babar? #enjoy


Fotos e vídeos: Divulgação /Terrafugia


Depois de tudo isto, me diga quem irá querer possuir um helicóptero?!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...