Últimas

10 de julho de 2015

No Dia da Pizza, impressione preparando a sua!



A pizza é um dos pratos mais consumidos no mundo, tanto que a italiana Nápoles e a brasileira São Paulo disputam acirradamente o título de verdadeira "Capital Mundial da Pizza". O fato é que em ambas é possível saborear as melhores e as mais diversificadas opções desta iguaria de origem egípcia.

Para comemorar o Dia da Pizza, que é celebrado neste 10 de julho, que tal ficar em casa, "esquecer" o telefone do delivery e botar a mão na massa literalmente? +40BC separou 4 receitas para você mesmo preparar a sua redonda e impressionar o seu amor. Topa o desafio?


#Tradicional - Massa Branca 


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3/4 de xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) cheias de margarina derretida
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Em uma vasilha misture a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó. Em seguida, acrescente a margarina derretida e o leite. Amasse levemente, pois fica um pouco mole, cubra com um pano e deixe descansar por 15 minutos.
Enquanto isto, pré-aqueça o forno em temperatura média, unte uma assadeira para pizza (ou uma de formato redondo) com bastante óleo, com as mãos abra a massa dentro da assadeira e a leve para assar.
Quando a massa estiver ficando corada, a tire do forno, coloque molho de tomate pronto, uma camada de presunto, requeijão catupiry e cubra com mussarela. Por cima, coloque rodelas de tomate e polvilhe com orégano. Volte ao forno para derreter a mussarela e siva a seguir. 


#Saudável - Massa Integral


Ingredientes:
1 ovo
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de queijo parmesão light ralado
3 colheres (sopa) de óleo de soja ou óleo de côco
1 colher (sobremesa) de fermento em pó biológico ou químico

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque a massa em uma forma de pizza ou em formato redondo untada com óleo e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 5-15 minutos, não descuidando para que não queime. Se quiser que fique mais crocante, é preciso ficar mais tempo. 
Após assada, recheie como quiser, não se esquecendo de voltá-la ao forno para que derreta o queijo, caso o utilize, e para que seja servida quentinha. 


#Gourmet - Massa "de Frigideira"


Ingredientes:
30 g de fermento biológico fresco
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 xícara (chá) de leite
1/4 de xícara (chá) de óleo de milho
500 g de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de molho de tomate
12 tomates-cereja em rodelas
24 filés de anchova cortados ao meio
150 g de mussarela
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
orégano fresco
azeite

Modo de Preparo:
Em um recipiente, desmanche o fermento no açúcar. Junte o sal, o leite e o óleo. Adicione aos poucos a farinha de trigo.
Sove a massa até ficar bem macia e a divida em 12 partes iguais. Faça bolas com cada parte e deixe descansar até dobrar de volume.
Em uma bancada ou mesa e com auxílio do pau de macarrão ou garrafa, abra a massa bem fina no diâmetro da frigideira. Na frigideira bem quente, pré- asse todas as porções.
Para montar a pizza, coloque a massa na frigideira e, em fogo baixo, distribua o molho, a mussarela, as rodelas de tomate, os filés de anchova e o queijo ralado.
Salpique com o orégano e coloque um fio de azeite. Tampe a frigideira e deixe no fogo até derreter a mussarela (cerca de 5 minutos).


#Light - Massa "de Frigideira" Sem Glúten


Ingredientes:
3 claras e um ovo inteiro
1 colher (sopa) de tapioca pronta
1 colher (chá) de chia (opcional)
Sal a gosto (caso necessário)
Óleo de coco (uma colher rasa de chá) para untar a frigideira, caso seja necessário
Molho de tomate (de preferência caseiro)
Duas fatias de queijo minas cortadas em cubos ou ralada
Uma cebola fatiada
Um tomate fatiado
Manjericão a gosto
Orégano a gosto

Modo de Preparo
Comece pela massa. Em um recipiente de vidro, junte as claras e o ovo, a massa de tapioca e a chia. Bata com um garfo ou batedor fouet até que a mistura fique homogênea. Depois, aqueça a frigideira em fogo médio e coloque a massa. Tampe a frigideira. Deixe cerca de 5 minutos e vire o lado. Deixe mais 5 minutos.
Na hora de colocar o recheio, abaixe a temperatura do fogo para o mínimo. Acrescente sobre a massa na frigideira o molho de tomate. Em seguida, coloque o queijo, o tomate, o orégano e o manjericão. Tampe a frigideira novamente e espere o queijo derreter ou amolecer, já que o queijo branco não amolece tanto quanto os amarelos, e sirva a seguir.

Fontes: Tudo Gostoso, Mulher Malhada, CyberCook e Portal G1 - BAHIA

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...