Últimas

16 de julho de 2015

Megaexposição traz obras da Tate de Londres a São Paulo

O Vale do Descanso, obra de John Everett Milais, Tate Britain
Fonte: Reprodução /Facebook

A Pinacoteca recebe mais uma megaexposição fruto da associação com a famosa e prestigiada Tate de Londres, o museu de arte moderna do Reino Unido, e conta com apoio do British Council e da campanha GREAT Britain. 

Se você estiver em São Paulo até outubro, marque-a na sua agenda porque é mais uma oportunidade imperdível.

Estarão na mostra mais de 100 obras de pintores da escola paisagística que marcaram a história da arte britânica em três diferentes épocas: os topográficos e clássicos do século XVIII; os românticos, pré-rafaelitas e impressionistas do século XIX; e os pioneiros modernistas e artistas do século XX.


A Destruição de Pompeia e Herculano, obra de John Martin, Tate Britain
Fonte: Divulgação


Destaques 


Os destaques ficam para as telas de William Turner (1775-1851), John Constable (1776-1837), Ben Nicholson (1894-1982) e Richard Long (1945).

Quase ignorando a revolução industrial que pretejava as cidades inglesas, estes artistas foram buscar na representação da natureza, em toda a sua graça e fúria, um mundo de beleza alternativa.

Enquanto Londres e as cidades dos arredores se tornavam pesadelos urbanos, a pintura desses artistas inaugurou um movimento que entrou para a história como sublime – não o sublime em sentido estético puro, de beleza idealizada, mas aquilo que arrebata por sua violência iminente. 

Não à toa, Turner se consagrou com imagens de barquinhos à deriva em mares apocalípticos e Constable não fez menos pintando céus de chumbo, com nuvens espessas asfixiando a luz solar sem deixar rastros de esperança, por exemplo.

A megaexposição está dividida em “Descobrindo a Grã-Bretanha”, “Sonhos pastorais”, “A visão clássica”, “Romantismo”, “Fidelidade à natureza”, “Impressionismo”, “Redescobrindo a Grã-Bretanha”, “Um novo romantismo” e “Novas paisagens, velhas paisagens”.


Seaton Delaval, obra de John Piper, Tate Britain
Fonte: Divulgação

Evento: "A Paisagem na Arte: 1690-1998. Artistas Britânicos da Coleção da Tate"
Quando: de 18 de julho a 18 de outubro de 2015.
Horário: terça a domingo, das 10h00 às 18h00.
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - Bom Retiro, Centro Histórico, São Paulo-SP. 
Como chegar: a Pinacoteca fica em frente à icônica e britânica Estação da Luz (Metrô: Linhas 1-Azul e 4-Amarela; CPTM: Linhas 7-Rubi, 11-Coral e Expresso Leste), possuindo também bicicletário e estacionamento gratuitos.
Entrada: R$ 6,00 e R$ 3,00 meia-entrada, sendo gratuita para menores de 10 anos e maiores de 60. A bilheteria encerra suas atividades às 17h30.
Aos sábados, a entrada é franca. Recomenda-se chegar cedo.
Informações: (11) 3324-1000 ou pelo site.

Com informações de Folha de S. Paulo, Catraca Livre e página oficial da Pinacoteca no Facebook

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...