Últimas

1 de julho de 2015

Hálito fresco, dentes brancos e fortes? Então, coma direito!

Fonte: Reprodução

O título até pode soar como brincadeira ou os conselhos que recebia de sua mãe quando criança, mas não é. De nada adianta frequentar a cadeira do dentista de 6 em 6 meses, usar fio dental e enxaguatório bucal 2 vezes ao dia, trocar sua escova dental a cada 30-40 dias e variar frequentemente a marca e tipo de creme dental se você não tem o mesmo cuidado com o que come e bebe. O resultado pode gerar dentes manchados ou descoloridos, gengivas e língua pouco saudáveis e o temido mau hálito.

Para que sua boca exiba a mesma vitalidade de seus músculos, manter uma dieta equilibrada, ingerindo alimentos funcionais, além de consumir muita água faz toda a diferença. 2 litros de água por dia (cerca de 8 copos de 250ml) irá deixar sua boca menos ácida, além de ajudar a eliminar detritos e açúcares deixados pelas refeições intermediárias às escovações, sem falar no flúor, que age diretamente contra as cáries, e no ganho quanto à melhora no palato.


Alimentos para a Boca


Alimentos ricos em vitamina C, como goiaba, caju, acerola, tomante, pimentão, couve, brócolis e couve-flor, por exemplo, ajudam a manter a gengiva saudável. Mas tome cuidado com as frutas mais cítricas, como kiwi, morango, laranja, limão, tangerina e abacaxi, por exemplo, que podem causar descoloração e erosão nos dentes se consumidas em demasia associada à escovação imediata. Confira mais sobre isto aqui.

Já a maçã, cenoura, pêra, pepino, rabanete, aipo e salsão, por exemplo, por serem ricos em fibras agem como detergentes naturais limpando os dentes e ajudando a prevenir a formação da placa bacteriana. Por sua vez, o morango ajuda a retirar manchas graças ao ácido málico da sua composição, enquanto os produtos lácteos - principalmente os queijos - ajudam na reparação do esmalte por serem ricos em caseína, cálcio e fósforo. O parmesão, por exemplo, por ser um queijo mais duro, auxilia também no clareamento por aumentar o fluxo de salivação, limpando naturalmente, e equilibrando a acidez da boca (pH), que é o que mais deteriora o "branco" dos dentes.

Para mantê-los "firmes e fortes", alimentos ricos em vitaminas A, D, fósforo e magnésio são a pedida, como cereais integrais, soja, gema de ovos, salmão, leite e derivados, vegetais amarelos e verdes escuros, couve, leguminosas, carne, banana, espinafre e beterraba, por exemplo.

Agora, para manter de forma natural aquele hálito fresco digno de filme comercial de enxaguatório bucal - uma das maiores preocupações masculinas quanto à higiene pessoal -, mascar canela, cravo e sementes de anis ajuda porque possuem ação bactericida. Gengibre, chá verde e de alecrim, além da velha conhecida hortelã, são bons adstringentes e porque possuem ação antioxidante, que elimina as bactérias que causam o mau cheiro.

Fonte: Reprodução

A Língua é o Problema


A língua pode ser um bom medidor da saúde e você sabe disto desde a primeira vez que teve que falar "A" para o médico ao ter um palito de madeira colocado em sua garganta. Sempre que possível, observe-a para ver se não apresenta inchaços, alterações de volume, cor, aspecto, ardências e/ou modificações em sua forma e contorno. 

Uma língua saudável deve apresentar coloração rosa e ter superfície lisa e homogênia. Alterações podem indicar doenças como câncer, AIDS, anemia, estomatite, reações alérgicas, diabetes, hipotireoidismo, apneia do sono, por exemplo.

Caso apresente pequenas lesões pode ser que você esteja com deficiência de vitaminas A e C, enquanto que se apresentar vermelhidão pode ser carência de vitaminas B2, B3 e E, salvo se não for uma inflamação. Já se apresentar coloração esbranquiçada mesmo que a higiene bucal seja bem feita - não escovar a língua pode gerar mau hálito - pode ser falta de biotina ou ferro. Um exame clínico de sangue pode confirmar estas suspeitas.

Por fim, evitar o fumo e moderar em bebidas que mancham os dentes, como chá mate ou preto, café, vinho e suco de uva, e consumir mais alimentos funcionais não só ajudam a manter o shape em dia, mas o seu sorriso também. Afinal, qual mulher não se sente atraída por um belo sorriso?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...