Últimas

24 de março de 2015

Picasso e outros 35 artistas espanhóis chegam a São Paulo

Fonte: Fondazione Palazzo Strozzi

O mestre do cubismo e sua relação com outros de igual importância terão sua influência na arte moderna espanhola traduzida na megaexposição que começa amanhã, 25 de março, em São Paulo. Se você estiver de viagem para a capital paulista ou mesmo para o Brasil, vale a pena incluir esta mostra em seu roteiro.

Inicialmente realizada na Fondazione Palazzo Strozzi em Florença, Itália, a mostra é composta por 90 obras vindas do Museo Reina Sofia de Madri, Espanha, que evidencia a influência do pintor e escultor Pablo Picasso (1881-1973) e os traços mais importantes e originais da sensibilidade artística que ele e seus contemporâneos espanhóis imprimiram ao cenário internacional das artes.

Alguns dos mestres modernistas espanhóis que terão obras presentes na mostra em São Paulo.
Fonte: Reprodução /Facebook

Segundo o CCBB-SP, a exposição faz referência ao percurso de Picasso como artista e como mito até chegar à realização da clássica tela Guernica; à sua relação com mestres da arte moderna espanhola, como Gris, Miró, Dalí, Domínguez e Tàpies entre outros presentes na mostra; e a suas contribuições para uma noção de modernidade voltada para o tempo presente.


Guernica Interativa


"Guernica", obra-prima de Pablo Picasso que será projetada em tela interativa, já teve seu estudo exposto em São Paulo

A mostra ocupará todo o prédio do CCBB-SP, no Centro Velho de São Paulo, e uma sala será especialmente preparada para receber a clássica Guernica (1937), pintura sobre a guerra civil espanhola que será projetada em uma tela interativa. 

Vale recordar que um estudo desta obra-prima de Picasso, nas mesmas dimensões da original, esteve presente na exposição Tauromaquia do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado - MAB FAAP, também em São Paulo, no ano passado (2014). Se você foi e gostou, então sua presença nesta mostra é quase obrigatória.

De acordo com a Veja, estarão presentes painéis célebres como Cabeça de Mulher (1910), Busto e Paleta (1932), Retrato de Dora Maar (1939) e O Pintor e a Modelo (1963). Imperdível.


Palestra de Abertura


Picasso e as Experiências da Modernidade Espanhola é o tema da palestra que acontecerá amanhã, 25 de março, às 19h00 no prédio da exposição. Este evento é tradicional e geralmente faz parte da abertura das exposições no CCBB-SP. As senhas poderão ser retiradas 01 hora antes do início do evento.


Exposição: "Picasso e a Modernidade Espanhola" – Obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
Curadoria: Eugenio Carmona
Quando: 25 de março a 08 de junho de 2015
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB-SP
Rua Álvares Penteado, 112 - São Paulo - SP (Metrô São Bento - Linha 1 Azul)
Funcionamento: de quarta a segunda, das 09h00 às 21h00. Entrada franca.
Informações: (11) 3113-3651 /3652

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...