Últimas

15 de março de 2015

Harmonize com cerveja e deixe o vinho na adega

Fonte: Reprodução

Preferida de 10 entre 10 homens, a cerveja há muito deixou de ser a bebida do happy hour, do churrasco ou do futebol para compor um almoço e /ou jantar mais sofisticado e até acompanhar sanduíches e hambúrgueres gourmet.

Por possui carbonatação, que limpa e ativa as papilas gustativas acentuando os sabores das preparações, além do lúpulo, que por seu amargor torna-se um estimulante do apetite e reduz a camada de gordura que fica na boca, pode ser harmonizada com a maioria dos pratos.

Gosto muito de vinhos, que harmonizam super bem com a maioria das culinárias, mas acredito que as cervejas devem ter sua chance de serem apreciadas porque, além de igualmente proporcionar excelente combinação graças aos sabores e aromas torrados e/ou caramelizados que algumas possuem, oferecem determinadas características que não estão presentes na maior parte dos vinhos, como as anteriormente citadas.


Regras de Harmonização


Para que a cerveja seja uma das protagonistas e deixe na memoria dos seus convidados o sucesso do seu jantar, algumas regras básicas devem ser seguidas.

Segundo o Guia de Harmonização do Brejas, as harmonizações devem levar em conta os ingredientes dos pratos que serão servidos com os da base das cervejas, para que não entrem em conflito, sempre respeitando:

a) Corte - quando os ingredientes da cerveja limpam o palato para a apreciação do sabor dos alimentos;

b) Contraste - quando as características diferentes tanto da cerveja quanto do prato se complementam e se valorizam;

c) Semelhança - quando os elementos sensoriais da cerveja e do prato se assemelham.


Dicas Gerais


De forma geral, o Guia traz algumas dicas bastante interessantes de harmonização. Abaixo, eu destaquei as que achei mais práticas e de mais fácil assimilação para os leigos:
  • Pela leveza: comidas leves harmonizam com cervejas leves, enquanto as mais encorpadas acompanham comidas mais gordurosas;
  • Pela cor: pratos escuros ficam melhores com as cervejas escuras;
  • Pelo sabor: quanto mais picante for a comida, mais lupulada e amarga a cerveja deve ser;
  • Pela região: cervejas e comidas originárias da mesma região tendem a se harmonizarem.

Agora é escolher o cardápio e receber os amigos. Não se esqueça de beber com moderação. Cheers!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...