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13 de março de 2015

Evite 5 erros rotineiros e melhore a sua saúde

Fonte: Reprodução

A rotina diária não dá trégua e cada vez mais estamos operando no automático e destinando pouco tempo para pensar se o que estamos fazendo está jogando contra ou a favor da nossa saúde.

Para facilitar a nossa vida já estressada, o site da Fox News listou 5 erros que a maioria de nós cometemos frequentemente sem pensar ou achando que estamos fazendo o certo. A lista foi prepara pela revista Men's Health americana.

1. Escovar os dentes imediatamente após as refeições


Se você faz isto, comer e já sair direto para o lavabo, é melhor interromper já este hábito. Segundo a Mark Wolff, da NYU College of Dentistry, escovar os dentes logo após comer e ingerir alimentos e bebidas ácidas e /ou açucaradas, como frutas, café e refrigerante, pode enfraquecer o esmalte levando à descoloração e, nos casos mais graves, à quebra do dente. 

O ideal é enxaguar apenas com água fria e aguardar 40 minutos para que a higiene bucal seja feita. Neste ínterim, o cálcio presente na saliva irá remineralizar as áreas enfraquecidas da sua dentição.

2. Dirigir nas estradas com as janelas abertas


A poluição do ar nas rodovias pode ser até 10 vezes maior à das ruas e avenidas do centro das grandes cidades, diz Scott Fruin, um pesquisador de saúde ambiental da USC. A fumaça produzida pelo óleo diesel pode contribuir para dores de cabeça, câncer e doenças cardíacas.

A dica é circular com as as janelas fechadas e mantendo o "recircular" do ar condicionado do carro ligado durante todo o trajeto. Isso pode cortar a sua exposição à poluição em até 4 vezes segundo os estudos de Fruin.

3. Aquecer comida no micro-ondas em recipiente plástico


Apesar de práticos, nunca se deve aquecer comida ou bebida em embalagens e recipientes plásticos mesmo quando possui a menção "próprio para micro-ondas". Da mesma forma, jamais se deve colocar ou armazenar alimentos muito quentes neles.

Os ftalatos, substâncias altamente tóxicas presentes nas embalagens e recipientes plásticos, são liberadas pelo calor e podem contaminar a sua comida ou bebida.

De acordo com Germaine Buck Louis, diretor do National Institutes of Health, os efeitos são muito prejudiciais ao organismo e vão desde provocar alterações hormonais, interferindo na produção de esperma e na fertilidade, até provocar câncer. 

A alternativa seria retirar os alimentos que vêm ou estão acondicionados em recipientes plásticos e transferi-los para recipientes de vidro ou louça que possam ir ao micro-ondas antes de aquecê-los. Simples assim. 

4. Dirigir após o happy-hour


Esta não é novidade para ninguém. Se bebeu na reunião com os colegas de trabalho, não dirija e ponto. Táxi e carona solidária existem para isto. Na falta, não vá ou não beba.

Além de estar mais do que provado que há déficit de atenção, você evita se prejudicar, lesar outras pessoas com a sua imprudência e de quebra não ser multado, levar pontos na carteira ou perder a sua habilitação.

5. Checar sua caixa de e-mails antes de dormir


Um estudo da Universidade de Florida constatou que executivos que usam seus smartphones corporativos após às 09h00 da noite acordam no dia seguinte se sentindo grogue. E outro grande estudo de Cingapura mostrou que poucas horas de sono podem aumentar suas chances de morrer de acidente vascular cerebral.

O jeito é deixar computador, notebook e tablets fora do quarto e bem longe da sua cama, além de desligar a função "Tráfego de Dados" ou mesmo a Caixa Postal, Whatsapp ou qualquer outro aplicativo de mensagens instantâneas do smartphone após às 21h00. Não se sinta culpado: se for algo urgente, alguém irá te ligar.

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