Últimas

13 de março de 2015

Deixe a barba crescer e ganhe confiança e poder



As barbas de Keanu Reves, David Beckham, Christian Bale e Bradley Cooper.
Fonte: Reprodução

Levante a mão qual homem que em algum momento da sua vida não quis deixar a barba crescer mas não pode devido a moda para os pelos faciais sempre baterem de frente com profissões e ambientes corporativos. Nas mais conservadoras era proibido, nas mais informais era quase obrigatória. 

Mas as empresas têm mudado neste quesito assim como o comportamento dos homens, até porque usar barba não significa deixar os pelos crescerem "a torto e a direito" e aposentar a lâmina e o creme de barbear. Com algumas dicas, dedicação e paciência é possível exibir uma bela barba e passar ar de confiança, poder e até de sedução.

Hoje, o estilo metrossexual está dando lugar ao lumbersexual, termo cunhado nos Estados Unidos que define homens que curtem exibir estilo similar ao dos lenhadores, mais másculos e rústicos, deixando para trás os depilados, barbeados e ultra cuidados. Mas não significa que "ser lenhador" é voltar "a ser ogro" ou "homem das cavernas". Aparência desleixada não agrada a ninguém, principalmente as mulheres.


Antes de Decidir Usar


Você precisa responder às seguintes questões:

  • Minha pele é muito gordurosa ou acneica? - Se for, esqueça e entre para o meu time, o dos barbeados. Infelizmente, os pelos da barba aumentam e retém a oleosidade da pele, além de acumular impurezas que podem gerar fungos e bactérias, piorando a situação dos cravos e espinhas. Peça a opinião do seu dermatologista;
  • Estou disposto a manter uma rotina de cuidados? - Como falei acima, barba requer série de cuidados que incluem lavá-la pelo menos 2 vezes ao dia com sabonete líquido neutro ou um próprio para a pele oleosa, se for o caso. Dependendo do comprimento, no caso dos hipsters e lambersexuals por exemplo, é recomendado usar shampoo ou shower gel igualmente 2 vezes ao dia, enxuguá-la com toalha para retirar toda a água e aplicar condicionador, óleo de barbear ou creme pré-barba pelo menos 2 vezes por semana, para peles normais a oleosas, e de 3 a 4 vezes por semana para peles secas. Com estes procedimentos você evita a costumeira coceira e descamação e mantém a higiene em dia.
  • O dresscode da empresa em que trabalho permite o uso de barba? - Há empresas que possuem código de vestimenta bem-definido, já outras é necessário observar os pares e superiores para saber o que é permitido ou não no ambiente corporativo. Empresas de publicidade, tecnologia, varejo ou que trabalham com estética, arte e design costumam ser mais flexíveis e informais aos bancos, corretoras de valores, multinacionais e principalmente aos escritórios de advocacia. Às vezes, ninguém usa barba não por ser proibido e sim porque ninguém chegou a usá-la. Mas não vá queimar sua imagem tentando mudar um ambiente conservador.
  • Minha (meu) companheira (o) acha sexy homens barbados? - Dependendo das respostas dadas às perguntas anteriores e do seu grau de vontade de usar barba talvez terá que usar seu poder de argumentação. Já li que existem mulheres que acham sexy homens barbados, mas minhas ex-namoradas e minhas irmãs sempre tiveram opinião contrária. Portanto, vale a pena conversar a respeito e tentar negociar. Só não vale criar mais um motivo para uma "DR" daquelas bem na hora do clássico do seu time. 
Pergunte ao "Rei do Camarote" Dan Bilzerian se as mulheres gostam ou não dos barbudos.
Fonte: Reprodução /Instagram

Decidiu Usar


Agora é preciso escolher um estilo que combine com seu rosto, seu biotipo e seu estilo mas, para isto, será necessário deixá-la crescer para saber que tipo de barba é a sua, principalmente se for marujo de primeira viagem.

Depois de 2 ou 3 semanas, dependendo da velocidade com que seus pelos crescem, já dá para ter uma ideia das características da sua barba: se é cheia ou apresenta falhas, a densidade dos pelos e o seu sentido de crescimento. Isto feito, basta escolher qual desenho combina mais com você e partir para a modelagem (saiba mais aqui).

Fonte: Reprodução
Caso ache complicado, vale a pena consultar um bom barbeiro para a primeira modelagem. Ele lhe ajudará na escolha e lhe dará dicas de como apará-la e mantê-la caso decida cuidá-la por conta própria. Aproveite que as barbearias estão na moda e invista no seu visual, você merece.


Algumas Dicas


  • Evite deixar a barba crescer próximo a algum evento ou reunião importante. Como o processo requer não aparar os pelos por certo período, isto pode atrapalhar na composição do seu visual e arranhar sua imagem;
  • O período de férias é excelente para deixar a barba crescer, isto se você não for para algum lugar com temperaturas elevadas. Quando voltar à ativa, voltará com a bateria recarregada e de visual novo;
  • A não ser que você seja pirata, pelos no pescoço não têm a ver com asseio e visual bem cuidado. Eles devem ser raspados com frequência para evitar a aparência de desleixo, preguiça ou de falta de higiene. Na dúvida, observe a figura acima e repare que nenhum dos 8 modelos apresentam pelos nesta região do corpo. Lembre-se: barba requer cuidados;
  • O mesmo vale para o comprimento do bigode, que nunca devem ficar caindo sobre os lábios; 
  • Comida e comprimento da barba e do bigode vivem se estranhando. Tome cuidado redobrado na higiene após as refeições. Todos repararão nos respingos de molho ou nos restos de espaguete que você acabou de comer e nem se lembrarão da apresentação excepcional que fez e que levou dias se preparando;
  • Nunca se esqueça de usar gel ou creme de barbear e pós-barba nas áreas a serem modeladas. Ali passará a lâmina e pode gerar irritações e infecções, principalmente se houver algum cravo ou espinha;
  • Se houver descamação pode ser a oleosidade da sua pele que aumentou e, assim como o couro cabeludo, gerou caspa. Considere usar um shampoo anticaspa na barba e secá-la bem ou consultar seu dermatologista;
  • Evite aplicar loções ou óleos de cheiro muito fortes. Além de impregnar os pelos faciais, o que pode te levar a desenvolver alergia e rinite, pode incomodar quem estiver do seu lado, principalmente sua(seu) parceira(o).


Saiba Mais


Clique Aqui e veja um passo-a-passo bem simples para manter você mesmo sua barba em dia. E se você for usuário de iPhone ou iPad (iOS), baixe o aplicativo BeardMe e "brinque" com os vários modelos de barba, bigode e cavanhaque para dar aquela conferida se vale a pena ou não entrar para o time dos barbudos.

Leia também:

4 estilos de barba para ficar na moda

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...