Últimas

4 de março de 2015

Coque para Homens: tendência ou polêmica?

O quarentão Jared Leto aderiu. Fonte: Reprodução

Desde que o mundo é mundo, o comprimento dos cabelos masculinos vem subindo e descendo mais que as variações da Bolsa. De tiaras, lenços e bandanas, os homens já usaram e ousaram para segurar com estilo as madeixas de quem, digamos, foi agraciado com cabelos “Triplo F”: fartos, fortes e firmes.

A moda da vez são os coques para o público masculino. Isto mesmo, você não leu errado meu amigo... E olha que nem é uma novidade. O famoso penteado das mulheres teve seu boom lá nos idos de 2012 e foram os atletas, principalmente do basquete se não me engano, os responsáveis por marcarem esta “tendência” durante os jogos olímpicos de Londres. De lá para cá, várias celebridades desfilaram com suas madeixas enroladas sobre a cabeça, indo do tapete vermelho ao Posto 9 de Ipanema.

Agora, o coque dos marmanjos ganhou às ruas pelos simples mortais. Mais adotado pelos jovens e pelos despojados, o assunto até rendeu matéria na coluna Equilíbrio e Saúde da Folha de S. Paulo de hoje (04/03) e tem causado polêmica. A quem olhe com desconfiança e outros que o adotaram sem preconceitos. Viva a liberdade de escolha!

Segundo o jornal paulistano, que o apelidou de “lenhador urbano”, o penteado parece ser uma mistura de duas tendências diferentes: do estilo lenhador americano com o jeitão desleixado que está bombando nas ruas europeias.

Apesar de não ter notado o “lenhador” no estilo do corte, a Folha diz que a “contribuição lenhadora” fica por conta da barba – ah, agora sim – que sempre acompanha o coque, dando um ar mais rústico ao delicado penteado e de quebra tenta “frear” os olhares mais preconceituosos.


O trintão Jake Gyllenhaal também. Fonte: Reprodução

Estilos de Coque dos Barbados


De “descolado e cheio de personalidade” a um “visual desleixado, mas cheio de cuidados”, não é só ir enrolando o cabelo e formando uma rosca sobre a cabeça. Tem estilo até para isto.

De acordo com BR Confidencial, existem 3 tipos de coques para os homens, sendo 2 para quem têm cabelos longos e 1 para quem o está deixando crescer.
  
FIOS LONGOS:
1. Fazer um nó no cabelo é prático para o cotidiano. É só enrolar as madeixas em formato de caracol e prender com um elástico;
2. Fazer um rabo de cavalo e na última volta arrematar com prendedor, deixando as pontas presas. Estas são opções que deixam o penteado mais seguro e arrumado.

FIOS MÉDIOS:
3. Deixar uma parte da cabeleira solta na nuca pode ser uma opção.


Opinião


Eu não aprovo e nem desaprovo porque cada um tem seu estilo e todos devem ser respeitados e sem julgamentos. 

Contudo, se optar pelo uso deve de antemão passar a cuidar mais dos seus cabelos e da sua barba para que façam bonito no estilo proposto. De nada adianta cabelo longo, barba e coque se o estilo desleixado for levado ao pé da letra. Higiene e cuidados vêm sem primeiro lugar.

Eu não usaria pelo simples fato de ter pouco cabelo e luto para que não caia o que me restou. Mas mesmo que eu tivesse muito cabelo, acho que não usaria porque nunca curti usar cabelo comprido. É questão de gosto mesmo.

E você, teria coragem de deixar a barba crescer e usar um coque sem preconceito? Deixe um comentário com a sua opinião.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...